Ministra do Trabalho: «o melhor recurso que qualquer empresa pode ter é talento e pessoas»

Ana Mendes Godinho visitou o Campeonato Nacional das Profissões, em Portimão, e até foi “cobaia” de uma das provas

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

«Hoje e, dia, o melhor recurso que qualquer empresa pode ter é talento e pessoas», disse Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, em declarações ao Sul Informação, durante a visita que esta tarde fez ao Campeonato Nacional de Profissões, que esteve a decorrer no Portimão Arena.

«Nós temos aqui 350 jovens a concorrerem em 54 profissões. Em 2022, Portugal teve o melhor resultado de sempre em termos de campeões mundiais das profissões. Isto mostra bem a importância de cada vez mais nós investirmos na qualificação e nas formações», acrescentou a ministra, depois de ter percorrido demoradamente todos os locais onde decorriam as provas.

Para incentivar os jovens a participar nestes campeonatos, que, no fundo, premeiam a sua aposta pessoal na formação, «decidimos começar a dar um prémio aos nossos jovens que ganhem, quer o Campeonato Europeu, quer o Campeonato Mundial», revelou Ana Mendes Godinho. Este ano, em Portimão, alguns dos jovens que foram campeões e vice campeões mundiais em 2022 integram agora o júri nas suas áreas de especialização. Um desses casos é a algarvia Seomara Cabrita.

A ministra considera que «tudo isto também dá novas perspetivas a estes jovens, que estão a apostar na sua formação para uma transformação de vida».

No caso do Algarve, que concorre com 13 jovens, a grande aposta tem sido na formação em áreas ligadas à hotelaria e restauração, mas há cada vez mais necessidades a outros níveis, como a agricultura ou mesmo os cuidados geriátricos.

A ministra do Trabalho sublinhou que «temos procurado fazer cada vez mais uma ligação próxima entre as entidades que dão formação e as necessidades dos territórios, garantindo que, quanto mais nós conseguimos ter esta leitura a nível regional das necessidades de formação, também maior é a capacidade de resposta e de construção de formações à medida das necessidades».

A governante acrescentou que há «vários projetos que estão a acontecer em todo o país e aqui no Algarve também, aliás projetos de formação conjunta, com as empresas, em que se identificam exatamente quais são as necessidades de recursos humanos e de qualificações nos próximos anos. O IEFP, à medida, desenha estes cursos para conseguirmos fazer cada vez mais esta ligação entre as necessidades da oferta e também aquilo que existe do ponto de vista de formação, procurando cada vez mais que a formação seja transformadora de vidas».

Ana Mendes Godinho referiu também a necessidade de que, através da formação, «as pessoas sejam valorizadas no mercado de trabalho», até como forma de «garantir uma melhoria dos salários. Essa é o nosso grande investimento como sociedade e tem que ser o nosso compromisso como sociedade».

 

Concorrente de Joalharia – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Mas nem sempre é assim, de tal modo que muitos dos jovens formados, por exemplo, nas escolas de hotelaria e turismo do Algarve, acabam por rumar ao estrangeiro, onde encontram melhores salários e condições de trabalho.

«Por isso, temos a Agenda do Trabalho Digno, que assume mesmo esta grande prioridade de conseguirmos valorizar os jovens no mercado de trabalho. E valorizamos os jovens dando-lhes as competências que o mercado valoriza. É essa a nossa aposta total: dar competências que acrescentam valor, que transformam e que garantem que as pessoas são indispensáveis nas organizações», considerou, a propósito, a ministra.

«Hoje em dia, o melhor recurso que qualquer empresa pode ter é talento e pessoas. Nós estamos aqui a tratar do maior motor da nossa economia nacional que são mesmo as pessoas e os trabalhadores», considerou Ana Mendes Godinho, que, antes da visita ao certame, tinha sido ela própria cobaia do concurso de serviço de mesa, cujos concorrentes serviram os convidados VIP ao almoço.

Os vencedores desta 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões serão anunciados em Lagoa, na tenda montada no Parque da Fatacil, no domingo, dia 12, às 10h00. Hoje, sábado, os jurados estão a dedicar-se à difícil tarefa de fazer as classificações, enquantos os jovens concorrentes descansam, com uma série de atividades culturais e desportivas preparadas para eles. Felizmente, o São Pedro deu tréguas e prevê-se sol.

Estes vencedores irão representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro em Gdánsk, na Polónia, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em Setembro de 2024.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub