Ministra Ana Abrunhosa promete lutar pelo regresso do 365Algarve

Ministra assumiu o compromisso de pugnar pelo regresso do programa de animação cultural e turística na inauguração do Festival do Contrabando

O programa 365Algarve poderá ser reeditado e voltar a apoiar eventos culturais e de animação turística na época baixa do turismo, na região algarvia, possibilidade que será defendida em Lisboa por Ana Abrunhosa, prometeu ontem a ministra da Coesão Territorial durante a inauguração oficial do Festival do Contrabando, que pode ser visitado até amanhã, dia 26 de Março, em Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, em Espanha.

O compromisso de lutar pelo regresso do programa de animação cultural e turística, que ao longo de anos permitiu que nascessem e se começassem a afirmar eventos altamente mobilizadores em territórios do interior do Algarve, foi feita a poucos metros da ponte flutuante pedonal, um dos símbolos do festival alcoutenejo, mas também do sucesso do 365Algarve, que não se realiza desde 2019/20.

«Assumi aqui o compromisso de ajudar a que o 365Algarve regresse a esta região, para apoiar o turismo nestes territórios do interior», afirmou ao Sul Informação Ana Abrunhosa, já depois de o ter afirmado durante o seu discurso, na inauguração do festival.

«365Algarve é um projeto que pode ser retomado. Sei da sensibilidade, quer do sr. secretário de Estado do Turismo, quer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em relação este tema», reforçou a ministra.

 

Esta promessa fez nascer um sorriso rasgado no rosto de Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, que já havia avisado que, sem apoios, o Festival do Contrabando, com o modelo com que se tornou bem conhecido e com a ponte flutuante que atrai dezenas de milhar de pessoas a Alcoutim e Sanlúcar durante três dias, não seria possível de realizar.

«Naturalmente que essa foi uma boa notícia. O regresso de 365Algarve é determinante, porque se nós não conseguirmos ter apoios como os que tivemos no passado, nós vamos ter muita dificuldade em manter o Festival do Contrabando, pelo menos com a magnitude que nós queremos que ele tenha», resumiu o edil alcoutenejo, em declarações ao Sul Informação.

«Eu, na altura, achei que foi uma traição que nos fizeram, cortar assim o apoio do 365Algarve. Mas eu confio neste compromisso e na sensibilidade demonstrada pela sra. ministra», revelou Osvaldo Gonçalves.

«Ambiciono, e espero que ainda seja possível, que a aprovação desses apoios tenha efeito já em relação à atual edição do Festival do Contrabando», concluiu.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub