MED é o Festival Ibérico que melhor promove o Turismo, a Lusofonia e a Hispanidade

Festival louletano voltou a ser distinguido nos Iberian Festival Awards

O Festival MED foi distinguido este sábado, 11 de Março, no Grande Auditório do Fórum da Maia, na 7ª edição dos Iberian Festival Awards, nas categorias de Melhor Promoção Turística da Península Ibérica e Melhor Festival Lusófono e Hispânico.

«Saímos desta gala felizes por, mais uma vez, fazermos parte do lote de eventos distinguidos nestes prémios. Os Iberian são, sem dúvida, um barómetro daquilo que de melhor é produzido em termos desta indústria dos festivais, seja ao nível dos artistas, organização, produção, parceiros, espaços, entre outros. Estes dois prémios são o corolário de mais um ano em que conseguimos realizar um MED de grande qualidade, que mereceu o elogio dos espectadores mas também o reconhecimento da imprensa especializada e de outros organizadores», afirmou Carlos Carmo.

Para o diretor do evento e vereador do Município de Loulé, estas distinções são, acima de tudo, fruto «do empenho e dedicação de todos os trabalhadores da Câmara Municipal de Loulé que fazem acontecer este evento».

 

 

Depois de, em 2018 e 2020, ter sido distinguido como o festival que mais promove o turismo no panorama nacional, desta vez o galardão teve um caráter mais abrangente dado que está relacionado com os eventos de toda a Península Ibérica.

Em nota, a autarquia de Loulé recorda que o MED tem contribuído para atrair mais turistas ao Algarve e ao País, dinamizando a economia.

«Cada vez mais, é um fator de atratividade de turistas: 40% dos visitantes do Festival são turistas estrangeiros, com destaque para os espanhóis, britânicos e franceses; destes, 39% já escolhem vir para o Algarve nesta altura do ano por causa da realização do Festival MED», refere o Município, salientando ainda que o impacto na economia local reflete-se num aumento considerável nas taxas de ocupação da hotelaria (de 50% a 80%), bem como o impacto positivo na restauração onde se pode constatar aumentos de 50% nas vendas.

Por outro lado, o evento louletano repetiu a proeza alcançada em 2020, ao vencer o prémio de Melhor Festival Lusófono e Hispânico.

Com uma forte aposta na música nacional e também em projetos dos PALOPS ou do Brasil, a Língua Portuguesa voltou a estar em foco nesta edição do Festival MED, prosseguindo assim uma das suas missões: «divulgar e valorizar esta vertente fundamental da nossa Cultura».

 

 

Portugal, Brasil, Cabo Verde ou Angola juntaram-se ao leque das nacionalidades do cartaz do ano passado, através de nomes como Aline Frazão, Mallu Magalhães, Johnny Hooker, Criatura, Viviane, RE:Imaginar Banda Monte Cara, entre outros. Nomes que trouxeram a este palco toda a riqueza da Língua de Camões, adaptada aos diferentes universos e territórios musicais.

Com estes resultados, são agora 8 os Iberian Festival Awards conquistados pelo Festival MED desde o lançamento destes prémios.

O Festival MED regressa este ano à zona Histórica de Loulé, entre os dias 29 de Junho e 2 de Julho. Entre os nomes já confirmados estão os portugueses Sétima Legião, Sara Correia e Pedro Mafama, o sírio Omar Souleyman, o jamaicano Horace Andy e a dupla Amadou&Mariam, do Mali.

O período de pré-venda dos bilhetes arranca esta segunda-feira, 13 de Março. Os bilhetes podem ser adquiridos com uma redução do valor,
nas modalidades de Diário, Festival e Família e podem ser levantados no Cineteatro Louletano ou através da plataforma BOL. 

 

 



Comentários

pub