Marcelo sugere recuperação parcial faseada de tempo de serviço dos professores

Governo e sindicatos estiveram reunidos ontem, em mais uma etapa da negociação suplementar, ainda sem acordo à vista

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação – Arquivo

O Presidente da República considerou esta quinta-feira, 9 de Março, que financeiramente não é possível a recuperação integral do tempo de serviço dos professores, mas sugeriu uma recuperação parcial feita de forma faseada.

Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição em entrevista à RTP e ao Público.

«A recuperação integral, financeiramente, eu não penso que seja possível neste momento. Mas já houve uma recuperação, noutros tempos, de dois anos e tal. Por que não fasear a recuperação, e estender?», questionou.

Por outro lado, segundo o chefe de Estado, nas negociações em curso sobre a carreira docente «é preciso corrigir as desigualdades entre professores, porque, por exemplo, a diferença entre os professores mais novos e os mais antigos que estão mais perto do limite da idade da reforma é que, nestes, 70% ainda vão conseguir chegar ao topo».

«Os outros, com 30 e tal, 40 anos, 50 anos, não vão. É preciso completar uma coisa com a outra. E eu acho que há caminho para fazer, e deve haver da parte do Governo como da parte dos professores essa predisposição para pensar nos alunos, nas famílias, na sociedade», acrescentou.

O Presidente da República voltou a apelar às duas partes para não romperem o processo negocial e insistiu para que não se prolongue o atual impasse, comprometendo este ano letivo e provocando desigualdades entre alunos.

De resto, Governo e sindicatos estiveram reunidos ontem, em mais uma etapa da negociação suplementar, ainda sem acordo à vista.

 



Comentários

pub