Loulé recebeu 1ª Assembleia Participativa sobre ODS com Mariana Vieira da Silva

A sessão inseriu-se na iniciativa “Governo + Próximo”

A primeira Assembleia Participativa dedicada à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) juntou esta quarta-feira, 1 de Março, sociedade civil, representantes de organismos oficiais e a ministra Mariana Vieira da Silva, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé. 

A sessão inseriu-se na iniciativa “Governo + Próximo”.

«O trabalho que o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, tem feito no domínio dos objetivos de desenvolvimento sustentável tornava esta escolha obrigatória. E por essa razão é também Vítor Aleixo que é presidente desta Secção de Municípios da ANMP e que, em sua representação, integrou a Comissão de Acompanhamento deste novo modelo de governação dos ODS», explicou André Moz Caldas, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, um dos governantes que participou no encontro.

Através desta sessão promovida pela presidência do Conselho de Ministros e Comissão de Coordenação Desenvolvimento Regional, com o apoio da autarquia de Loulé, foi possível aferir quais os ODS que mais dizem à comunidade louletana e que, como tal, devem ser prioritários.

Depois de uma votação no momento, através dos dispositivos móveis, a ministra Mariana Vieira da Silva, que também se juntou a este evento, anunciou os três vencedores: ação climática (ODS 13), erradicar a pobreza (ODS 1) e educação de qualidade (ODS 4).

Um dos focos desta Assembleia foram as matérias ligadas à ação climática, também porque estas são uma preocupação «num concelho e numa região particularmente expostos a fenómenos como a subida do nível do mar e a seca, é necessário agir de uma forma muito célere», como salientou Ana Fontoura Gouveia, secretária de Estado da Energia e Clima.

Num território que tem a atividade turística como base da sua economia, falou-se da preocupação do setor pelas questões da sustentabilidade e da abertura para acolher as mudanças que se impõem. As áreas das energias renováveis, da reflorestação, da seca, da agricultura, da educação e do emprego foram igualmente discutidas, sendo que alguns dos participantes realçaram que é urgente combater o desconhecimento ainda existente, redobrando esforços para informar as pessoas sobre estas matérias.

Vítor Aleixo, anfitrião de um momento «que diz muito ao Município de Loulé», deixou votos para que toda a informação reunida nesta sessão e todos os contributos dos intervenientes «possam ser sistematizados e dar corpo ao relatório que vai ser apresentado em Nova Iorque, no próximo Verão».

«Este é um tema ainda novo para a sociedade portuguesa, mas eu diria que é um tema incontornável. Todos percebemos que o mundo está cheio de becos sem saída, portas que não se abrem, e o objetivo que nos foi lançado pelas Nações Unidas para todo o mundo é precisamente abrir portas, encontrar respostas para os problemas muito difíceis com os quais o mundo hoje se confronta», adiantou.

Mariana Vieira da Silva, que veio ao Algarve com a equipa governamental para participar na iniciativa “Governo +Próximo”, realçou o facto de os cerca de 50 eventos previstos durantes estes dois dias em toda a região, tiveram em conta os ODS.

Ciente das diferenças em termos de prioridades noutras regiões do país e noutras partes do mundo, a ministra da Presidência apontou a importância desta participação para o envolvimento dos cidadãos.

«Se tivermos a generalidade da população a saber que nestes 17 objetivos estão algumas das suas prioridades de ação no dia-a-dia, no seu quotidiano, já temos um grande ganho», disse.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi aprovada em 2015 por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2017, Portugal apresentou o primeiro Relatório Voluntário Nacional.

O Presidente da República comprometeu-se a avançar para um segundo Relatório que, como disse André Moz Caldas, deverá ser «catalisador do novo modelo de governação, monitorização e implementação da Agenda 2030 no nosso país».

 



Comentários

pub