Lota de Alvor reabre e passa a ser espaço de dinamização cultural

Inauguração está marcada para dia 11 de Março, às 16h00

A inauguração da requalificada antiga Lota de Alvor, que passará a ser um espaço de dinamização cultural, está marcada para sábado, 11 de Março, às 16h00.

A antiga lota foi alvo de trabalhos de restauro e conservação a cargo da Câmara de Portimão, para tornar o edifício num «espaço privilegiado de valorização patrimonial e dinamização cultural da vila e suas gentes».

«A renovada lota está preparada para homenagear a comunidade de Alvor e a riqueza do seu património marítimo, passando a dispor de um quiosque interativo que facultará aos visitantes o acesso a informações detalhadas sobre a matriz identitária da histórica vila», refere a Câmara de Portimão.

Para o efeito, o imóvel beneficiou de um projeto de requalificação iniciado em 2022 pelo Município de Portimão, ao abrigo do programa MAR2020.

A inauguração do edifício, propriedade da Docapesca, integra as celebrações dos 35 anos de elevação de Alvor à categoria de vila e contemplará o descerramento de placa alusiva, na presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, entre outras individualidades.

 

A antiga lota antes da requalificação da zona ribeirinha de Alvor

 

Na ocasião, será projetado um excerto do documentário “Os Pescadores”, realizado pela RTP em 1988, entre Portimão e Alvor, que evoca a lota em funcionamento, seguindo-se um momento musical protagonizado por alunos da Escola Básica e Secundária da Bemposta e a degustação de iguarias que fazem parte das raízes gastronómicas da vila.

O quiosque interativo inclui dados sobre a ocupação humana da zona, com algumas das principais atividades e espaços ao longo do tempo, o património material e imaterial composto pelas principais artes piscatórias locais e de exploração da Ria de Alvor, sem esquecer os imóveis históricos e a rica tradição oral e gastronómica, entre outros motivos de interesse.

Iniciada em Maio de 2022 e orçada em 234 mil euros, dos quais mais de 198 mil de comparticipação comunitária, esta intervenção representa, segundo a autarquia, um projeto fora de portas do Museu de Portimão, que, nos últimos três anos, recolheu espólio junto da população de Alvor, que em muito contribuiu para o módulo interativo agora disponibilizado.

Faz parte dos planos municipais integrar a lota e zona envolvente nos circuitos turísticos relacionados com património cultural e de natureza, sustentabilidade  marítima, piscatória e ambiental ou com o ecoturismo, sendo criadas condições para pequenos passeios comentados pela Ria de Alvor sobre temas da sua história e vivências, ou centrados na rica biodiversidade local.

 



Comentários

pub