Jovem algarvia ganha medalha de ouro no Campeonato Nacional das Profissões

Dos onze concorrentes do Algarve, nove foram premiados

Campeonato Nacional das Profissões em Portimão – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Uma medalha de ouro, duas de prata, três de bronze e ainda duas medalhas de excelência. Estes são os resultados alcançados pelos jovens concorrentes algarvios no Campeonato Nacional das Profissões | Skills Portugal, que decorreu de 8 a 12 de Março, pela primeira vez em Portimão.

A medalha de ouro foi atribuída a Nânci Tomás, formanda do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, que concorreu em Esteticismo, área em que o Algarve continua a dar cartas, depois do brilharete feito no ano passado por Seomara Cabrita.

Uma das medalhas de prata foi ganha pela equipa formada por Juan Vanegas e António Mateus, ambos alunos do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, na área da Animação/Vídeo.

A segunda medalha de prata coube a Kimberley Bach, do CCILA – DUAL Portimão, em Receção Hoteleira.

Das medalhas de bronze, uma foi atribuída a Afonso Abreu, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, no concurso de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas Empresariais.

Dois alunos do CCILA – DUAL Portimão ganharam as restantes duas medalhas de bronze: Júlio Patrício (Serviço de Restaurante e Bar) e Filipa Santos (Cozinha).

As medalhas de Excelência foram ganhas por dois alunos do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, de Quarteira: Roberto Pereira (Jardinagem Paisagística) e Luís Guerreiro (Cozinha).

Tinham ido a concurso 13 jovens algarvios, mas dois desistiram.

Madalena Feu, delegada regional do IEFP no Algarve, responsável máxima pela organização deste Campeonato Nacional de Profissões, manifestou-se muito contente com a forma como o evento decorreu e com estes resultados. «Do total de 11 jovens formandos do Algarve que concluíram a prova, ganhámos 8 medalhas, atribuídas a 9 jovens. Isso é muito bom».

Nesta edição do Skills Portugal, que decorreu no Algarve – provas em Portimão, abertura e fecho em Lagoa – participaram 366 jovens, em representação das sete regiões portuguesas, concorrendo em 54 profissões.

Os vencedores desta 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões irão agora representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro, em Gdánsk, na Polónia, e depois na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em Setembro de 2024.

Na sexta-feira, último dia das provas, a ministra Ana Mendes Godinho, responsável pela pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, visitou o Portimão Arena, onde decorreu o concurso, como o Sul Informação deu conta.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub