Igrejas de Portimão recebem mais uma edição do Festival Rosa do Mundo Música Antiga

Entre os dias 12 e 31 de Março

As igrejas do concelho de Portimão vão receber, entres os dias 12 e 31 de Março, a terceira edição do Festival Rosa do Mundo – Música Antiga em Portimão, fruto da colaboração entre a Academia de Música de Portimão e a MAAC – Música Antiga Associação Cultural.

De acordo com a autarquia, o projeto visa a difusão da música antiga, dando a conhecer as suas características estéticas, instrumentos e contextos socioculturais, numa perspetiva de estreitamento de relações com o património histórico e arquitetónico da cidade de Portimão, enquanto desenvolve atividades pedagógicas direcionadas para estudantes de música e entusiastas pela área.

O primeiro concerto está agendado para as 18h00 de 12 de Março, na Igreja Matriz de Alvor, que acolherá o Projeto Metamorfoses (flauta de bisel, violoncelo e cravo), que pretende representar musicalmente as mudanças ao nível das expressões artísticas que ocorreram no início do Barroco, sendo interpretados temas de Bassano, Ortiz, Frescolbaldi e Correa d’Arauxo, entre outros.

 

 

A 18 de Março, às 18h00, a Igreja Matriz de Mexilhoeira Grande receberá o agrupamento belga Vestigium Ensemble (flauta travessa, viola da gamba e cravo), que apresentará o seu programa “O Som da Ilustração”, numa viagem pela Alemanha de Frederico, o Grande, com a música de Bach, Quantz, Abel, Telemann, além de outros compositores.

 

 

Na noite de 24, às 21h00, a conceituada soprano María Christina Kiehr será acompanhada na Igreja do Colégio em Portimão pelo vihuelista espanhol Ariel Abramovich, para realizarem em duo um concerto dedicado à coletânea “Tres libros de música en cifra para vihuela”, publicado em Sevilha, no ano de 1546, pelo compositor e vihuelista Alonso Mudarra.

Por fim, a partir das 21h00 de 31 de Março, também na Igreja do Colégio, o Consort de Flautas da Academia de Música de Portimão, dirigido por Filipa Oliveira, convidará o Ensemble de Flautas de Loulé, sob direção de Ana Figueiras, para um concerto de divulgação dos repertórios renascentistas e barrocos para consorts de flautas de bisel.

 

 

Este concerto do Festival Rosa do Mundo contará com a colaboração de alunos e professores da Academia de Música de Portimão e do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado.

Além dos concertos que constam da programação, a edição deste ano do evento incluiu a realização de duas masterclasses, de violoncelo barroco e cravo, marcadas para 11 de Março, entre as 10h e as 17h00, nas instalações da Academia de Música de Portimão, orientadas por Pedro Massarrão (laureado com o Prémio Jovens Músicos 2017) e Ana Moreno Aranda (Escola Profissional Cristóbal Morales de Sevilha), sendo o valor de inscrição de 10 euros para alunos da academia promotora e de 15 euros no que toca aos alunos externos.

 



Comentários

pub