Faro vai formar jovens desempregados em projeto da “SIC Esperança”

O projeto-piloto, que foi apresentado no passado dia 13 de Março, tem como objetivo formar 400 jovens durante este ano

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Faro é um dos municípios onde será implementado um projeto da “SIC Esperança”, com o apoio do Google.org, que vai formar jovens desempregados e/ou com baixa escolaridade nas áreas da programação, código e robótica.

O programa destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos e será implementado também em Castelo Branco, Coimbra, Braga e Setúbal.

O projeto-piloto, que foi apresentado no passado dia 13 de Março, tem como objetivo formar 400 jovens durante este ano.

«Os conteúdos programáticos das formações foram criados pelo Instituto Politécnico de Setúbal, com quem a SIC Esperança irá colaborar para este projeto, e que será também a entidade responsável pela gestão de toda a formação no terreno», explica a Câmara de Faro.

Segundo o último relatório “O Futuro dos Empregos”, do Fórum Económico Mundial divulgado em 2020, os empregos na área da tecnologia serão dos mais procurados no futuro a nível global.

Os avanços tecnológicos criaram novos empregos, mas aqueles que perderam os seus empregos nesta transição ou os que ainda não iniciaram o seu percurso profissional serão os menos capacitados para integrar estas novas vagas.

Em Portugal, o número de ofertas de emprego na área da tecnologia e o número de cidadãos formados nestas matérias é cada vez mais discrepante.

A sessão de apresentação do projeto decorreu nos Montes Claros, em Lisboa, e contou com a presença da presidente da SIC Esperança Mercedes Balsemão, do country manager da Google Portugal Bernardo Correia, do CEO do grupo Impresa Francisco Pedro Balsemão e do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa Mário Campolargo, que esteve em representação do primeiro-ministro.

O Município de Faro esteve representado na sessão pelo vereador com o pelouro da Ação Social, Carlos Baía.

 



Comentários

pub