Faro restabelece com Hayward a sua mais antiga geminação

O Jardim Júlio Brás foi inaugurado em 1978

Uma comitiva da Câmara de Faro visitou, na semana passada, a cidade de Hayward (Califórnia, Estados Unidos da América), onde esteve presente na inauguração do Parque Centenário Júlio Brás, reativando a mais antiga geminação que a capital algarvia tem com esta cidade americana. 

Este parque «celebra a união da cidade de Faro a esta localidade americana, que remonta a 1965, altura em que, no âmbito do programa para a paz People to People, se estabeleceu uma geminação entre ambas», diz a Câmara de Faro.

A cerimónia contou com largas dezenas de elementos da comunidade Portuguesa em Hayward, tendo, igualmente, estado presentes Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, Henrique Gomes, presidente da Ambifaro, que, no anterior mandato, como chefe de gabinete, estabeleceu os contactos que conduziram ao retomar dos laços de amizade com a cidade de Hayward, e Bruno Inácio, chefe de Divisão de Cultura da CMF.

Mark Salinas, mayor de Hayward, e a ministra da Ciência e Ensino Superior Elvira Fortunado, bem como o cônsul-geral de Portugal em São Francisco Pedro Pinto, o reitor da Universidade do Algarve Paulo Águas e a vice-reitora Alexandra Teodósio também acompanharam este evento.

O parque foi requalificado, após uma angariação de fundos realizada pelo comité de amizade Faro-Hayward, dinamizado por um conjunto de descendentes portugueses residentes nesta cidade californiana, que tem vindo a trabalhar no sentido de retomar o vínculo com Faro e os objetivos da geminação.

O Jardim Júlio Brás foi inaugurado em 1978 e resultou do esforço conjunto da autarquia farense e da comunidade portuguesa residente na Baía de São Francisco.

Sendo presidente da Câmara de Faro Joaquim Lopes Belchior, a autarquia deslocou dois calceteiros para Hayward (e os materiais necessários para o seu trabalho: diversos tipos de calçada, um padrão dos descobrimentos, mobiliário urbano e variados revestimentos).

Estes, durante quatro meses, colaboraram na construção deste espaço, que celebra a paz e a amizade entre as duas comunidades.

Durante esta visita da delegação portuguesa foi assinado um protocolo de cooperação entre a Universidade do Algarve e a Universidade da California East Bay, tendo, ainda, sido lançadas as bases para a realização de colaborações entre as duas cidades na área da gestão de recursos hídricos e alterações climáticas, bem como no intercâmbio cultural e estudantil.

O mayor de Hayward foi, também, formalmente convidado a participar nas cerimónias do Dia da Cidade de Faro, em 2023.

A delegação portuguesa que visitou Hayward teve, igualmente, a oportunidade de conhecer melhor as estruturas culturais, de ensino e proteção civil deste centro urbano, estabelecendo contactos com a comunidade portuguesa e fazendo a entrega à biblioteca local de diversas obras sobre Faro e a sua história, para que se constitua, naquele equipamento público, uma secção dedicada às geminações.

Os livros entregues vieram das reservas da Biblioteca Municipal de Faro e de uma oferta da União das Freguesias de Faro.

 



Comentários

pub