EMARP sensibilizou alunos de Portimão a fazer recolha seletiva de resíduos orgânicos

Durante o Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água

Um ação de sensibilização sobre a recolha seletiva de resíduos orgânicos foi o contributo dado pela Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão para a programação do 8º ERVAA Jovem – Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água,  que decorreu na EB 2/3 Júdice Fialho.

A iniciativa foi organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e contou com a presença de alunos do 4º ao 9º ano desse agrupamento escolar.

Na ação que desenvolveu, a EMARP salientou «porque é tão importante separar os restos de comida e como é que os participantes podem fazer em suas casas, juntamente com os seus pais, para evitar que estes resíduos sejam depositados em aterro e possam ser transformados em fertilizante 100% natural», segundo a empresa municipal portimonense.

«Nesta edição a equipa de sensibilização ambiental da EMARP introduziu novas atividades com o objetivo de reforçar a importância de valorizar, através da separação adequada, todos os resíduos recicláveis que produzimos, focando a narrativa na necessidade urgente de desviar matéria-prima do aterro», acrescentou.

Durante as atividades, as cerca de 270 crianças participantes, com idades entre os 9 e os 11 anos, «mostraram conhecimento e interesse na temática da separação dos resíduos, participando ativamente nos jogos e interagindo com questões pertinentes, demonstrando que esta é uma geração curiosa e desperta para as questões ambientais».

As sessões terminaram com a entrega de brindes e um pedido dirigido às famílias residentes na área-piloto para iniciarem a separação dos restos de comida «e levantarem, gratuitamente, na EMARP, o balde de 7 litros para esse efeito».

 

 

 



Comentários

pub