Cruz Vermelha alerta para agravamento do ciclo de pobreza

Em 2022, os pedidos de ajuda de famílias em grande situação de vulnerabilidade aumentaram 74%, divulgou hoje esta organização

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) está a registar um aumento dos pedidos de ajuda e alerta para o agravamento do ciclo de pobreza em Portugal.

Em 2022, os pedidos de ajuda de famílias em grande situação de vulnerabilidade aumentaram 74%, divulgou hoje esta organização.

«São cada vez mais as histórias de quem já não consegue pagar alimentos e a renda da casa, encontrando-se em risco de ficar na situação de sem-abrigo. Só nos dois primeiros meses deste ano, a equipa central da CVP recebeu 100 pedidos de ajuda, valor que mais do que duplica os números do mesmo período de 2022», refere em nota.

Face a esta grave emergência social, a CVP apela aos portugueses que consignem 0,5% do seu IRS a esta Instituição.

«Com esta dádiva generosa, cada um está a ajudar mais de 55 mil famílias em cuidados básicos e de primeira necessidade, a apoiar mais de 6.500 vítimas de violência doméstica, e a garantir muitas outras ações humanitárias junto de idosos isolados e de pessoas sem-abrigo», alerta.

Para ajudar, basta que na declaração de IRS coloque uma cruz no espaço próprio do modelo da Declaração do IRS, com a indicação do NIF 500 745 749 – CVP.

 



Comentários

pub