Costa diz que estes vão ser «dois dias para trabalhar com e para os algarvios»

A primeira agenda do chefe do Governo foi o lançamento da primeira pedra da construção de 49 casas, no Montenegro, concelho de Faro

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

A primeira iniciativa com António Costa foi simbólica e à volta de um tema na ordem do dia: a habitação. Todo o Governo está no Algarve esta quarta e quinta-feira, 1 e 2 de Março, com o primeiro-ministro a garantir que estes vão ser «dois dias para trabalhar com e para os algarvios». 

A primeira agenda do chefe do Governo aconteceu perto das 12h00 desta quarta-feira, com o lançamento da primeira pedra da construção de 49 casas, no Montenegro, concelho de Faro.

Estes fogos destinam-se ao realojamento de famílias de pescadores que atualmente vivem na Praia de Faro.

O arranque da obra, que é financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do programa 1º Direito, foi apadrinhado por António Costa que aproveitou para falar sobre a iniciativa “Governo + Próximo” que traz todo o executivo à região hoje e amanhã e que já mereceu críticas do PSD/Algarve.

«Vão ser dois dias de trabalho do Governo, em proximidade. Todos os membros do Governo estarão em todos os concelhos, trabalhando com os autarcas para resolver os problemas dos algarvios», disse o primeiro-ministro, no seu discurso, durante o qual se fizeram ouvir cerca de uma dezena de professores, em protesto.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Para António Costa, foi um «particular gosto» começar este périplo, «testemunhando um ato de consignação para a construção de 49 casas».

«Trata-se de uma iniciativa que diz diretamente respeito a algo que é fundamental: aos algarvios que vivem 365 dias por ano, no Algarve», acrescentou.

É que, segundo o primeiro-ministro, os portugueses «nem sempre» têm presente que há pessoas que «vivem, trabalham e estudam no Algarve».

«Habitualmente, nós, portugueses, temos o raro privilégio de viver alguns dias no Algarve durante as férias e nem sempre temos presente que há portugueses que, durante 365 dias, vivem, trabalham e estudam no Algarve e que precisam de habitação, de cuidados de saúde, de mobilidade e que têm direito à segurança», reforçou.

Para António Costa, esta obra de habitação é também «um excelente exemplo do que é a parceria do Estado com os municípios».

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«A habitação é um problema nacional e um direito fundamental. Só temos solução se trabalharmos lado a lado, de mão dada com os municípios, para que, de forma descentralizada, se possa responder às necessidades que existem em cada uma das parcelas do nosso território», considerou o primeiro-ministro.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, também falou sobre a habitação ser «uma das maiores dificuldades das famílias». Por isso, o arranque da construção destes 49 fogos representa «um dia muito feliz» para o concelho.

O projeto já tinha cerca de 10 anos e faz parte também da Estratégia Local de Habitação.

Do Montenegro, Costa rumará para Olhão, onde, às 15h00, participará na apresentação do projeto do metrobus. Às 16h30, a agenda será em Vila Real de Santo António com a inauguração da nova esquadra da PSP.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub