CHUA foi à Culatra falar de Acidentes Vasculares Cerebrais e como evitá-los

Foi feito um rastreio ao AVC junto da população da ilha

19 crianças da Escola Básica da Culatra ficaram a conhecer mais sobre o projeto “Fast Heroes”, um programa educacional baseado em super-heróis que visa «promover competências relacionais e a capacidade de ajudar o próximo, de uma forma lúdica e divertida», no âmbito de uma ação de sensibilização promovida por profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) nesta ilha-barreira da Ria Formosa, na terça-feira, dia 28.

A sessão dirigida ao público escolar teve o tema “Comer melhor para melhor crescer”.

A mesma equipa também promoveu um rastreio aos fatores de risco de AVC, realizado no Pavilhão Polidesportivo do Clube União Culatrense, onde foram realizados rastreios a 134 pessoas.

«Estamos de coração cheio, uma vez que é a primeira vez que recebemos uma iniciativa deste género», referiu Sílvia Padinha, presidente da Associação de Moradores da Culatra, que salientou a importância desta primeira abordagem de proximidade à população mais isolada, que aderiu em peso a este rastreio.

De acordo com Ana Paula Fidalgo, coordenadora da Unidade de AVC do CHUA, «esta iniciativa foi um ganho na saúde do Algarve e conseguimos sentir por parte da população um grande conforto com a equipa do CHUA na aproximação a esta comunidade isolada».

Como explica a organização, «as iniciativas inserem-se nas ações de sensibilização promovidas pela Sociedade Portuguesa do AVC, no âmbito do Dia Nacional do AVC, que se assinala a 31 de Março, e estão a ser dinamizadas por um grupo de profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas, fisioterapeutas, dietistas, técnicos de cardiopneumologia e de neurofisiologia e assistentes técnicos do CHUA».

Nesta ação esteve presente Manuel Luís Neves, em representação do Grupo de Ajuda Mútua (GAM) de Faro, que «agradeceu à equipa multidisciplinar da Unidade de AVC, pelo excelente trabalho que têm efetuado em prol dos doentes com AVC no Algarve, referindo a importância de continuar a apostar nestas iniciativas junto da população», segundo o CHUA.

Em representação do Conselho de Administração do CHUA esteve o vogal executivo Paulo Neves, «que lançou o desafio inicial à organização para a realização desta iniciativa na Ilha da Culatra».

Esta iniciativa contou com os apoios do Ginásio Clube Naval de Faro, da Associação dos Moradores da Ilha da Culatra, da Portugal AVC, da Sociedade Portuguesa do AVC, do Projeto «Fast Heroes», da Farmácia da Penha e do Conselho de Administração do CHUA, que possibilitou esta iniciativa de proximidade junto da população.

Este foi um dos eventos de um programa lançado pelo CHUA para assinalar o Dia Nacional do AVC, que está a decorrer ao longo desta semana.

 

 

 



Comentários

pub