Câmara de Faro apoia Cáritas Diocesana e Associação para o Planeamento da Família

Ambos os apoios foram aprovados por unanimidade

Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

A Câmara de Faro aprovou um apoio de 2 mil euros à Associação para o Planeamento da Família (APF) – Delegação Regional do Algarve e de 5 mil à Cáritas Diocesana. 

Ambos os apoios foram aprovados por unanimidade.

O acordo com a APF vem dar seguimento ao “Projeto Aquém e Além Margens – Risco Ø”, que já decorre deste Setembro de 2022 e, que «resulta de um esforço conjunto desenvolvido nos últimos sete anos, assim como da aprovação de uma candidatura pela Direção Geral de Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Infeção Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH – SIDA) e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), do (Sistema Integrado de Programas de Apoio Financeiro em Saúde)».

Esta iniciativa tem como objetivo criar as condições necessárias para o desenvolvimento de atividades em saúde sexual e reprodutiva e em aconselhamento e deteção precoce da infeção pelo VIH e outras IST, junto de populações específicas e vulneráveis (Homens que Têm Sexo com Homens, Trabalhadoras/es do Sexo e seus Clientes, População Sem-Abrigo, Pessoas que utilizam drogas e Populações Migrantes).

Assim, procura-se promover junto destes públicos-alvo um aumento de conhecimentos acerca de Direitos em Saúde Sexual e Reprodutiva; a prática de comportamentos sexuais saudáveis, contribuindo para a redução dos índices de transmissão da infeção por VIH e outras IST e para a prevenção da gravidez indesejada; a sua acessibilidade ao Serviço Nacional de Saúde, a material de prevenção e a métodos de contraceção eficazes.

No seu âmbito decorrem atividades de sensibilização e informação, bem como o atendimento/aconselhamento e encaminhamento para serviços especializados. Faz-se, ainda, a distribuição de contraceção regular e de emergência e testes de gravidez, realizam-se testes rápidos para várias IST, a distribuição de preservativos e lubrificantes, bem como de material informativo.

Estas ações recorrem a vários meios para poderem ser feitas, nomeadamente à Unidade Móvel de Saúde Sexual e Reprodutiva e visitas a apartamentos onde se encontrem Trabalhadoras/es do Sexo.

Em relação à Cáritas, o apoio justifica-se, segundo Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, pelo facto de esta instituição «ajudar os setores mais desprotegidos da população, nomeadamente indivíduos e famílias em situação de grave carência económica, bem como estrangeiros, migrantes e refugiados», que, refere o autarca, «surgem em cada vez em maior número junto da instituição, solicitando algum tipo de acompanhamento, devido à crise socioeconómica que atravessamos e que é do conhecimento de todos».

Na verdade, o número de pedidos de ajuda tem sido mais numeroso, havendo, assim, necessidade de garantir que a Caritas terá forma de manter em funcionamento as medidas e valências que contribuem para a inclusão social e proteção de indivíduos e famílias carenciadas, tais como o atendimento (que permite dar respostas aos mais diversos níveis), refeitório social, roupeiro social e assistência a mães grávidas.

 



Comentários

pub