Bispo emérito de São Tomé e Príncipe preside às celebrações pascais em Tavira

D. Manuel António é natural de São Joaninho (Tavira)

D. Manuel António, bispo emérito de São Tomé e Príncipe, vai presidir, este ano, às celebrações pascais da Paróquia de Tavira. 

O programa desta intensa semana inicia-se no Domingo de Ramos. Haverá eucaristias vespertinas do sábado, dia 1 de Abril (16h30, na Igreja de Santa Luzia, e 18h00, na Igreja de Santiago, Tavira) e no dia 2 também serão celebradas as habituais missas dominicais (às 9h00, 10h00 – em inglês – e 11h00, na Igreja de Santiago).

Neste dia, haverá ainda a monumental Procissão de Ramos, que sai às 17h00 da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, sendo organizada pela Irmandade do Carmo. Esta procissão, com diversos andores, recria precisamente os últimos passos da vida de Cristo.

Durante a semana, haverá oportunidades para a confissão (4 de Abril, 15h00-20h00, na Igreja de Santiago), Via Sacra (5 de Abril, 21h00, início na Igreja de São Francisco) e celebrações litúrgicas, como a Celebração da Ceia do Senhor, na quinta-feira, dia 6 de Abril.

Neste dia haverá eucaristias nas Igrejas de Santa Luzia (16h30) e Santiago (19h30) e Adoração do Santíssimo (21h00, Santiago).

Já em pleno Tríduo Pascal, assinalar-se-á a celebração da paixão do Senhor, na sexta-feira (7 de Abril). Este dia começará com as Laudes Solenes (10h00, Igreja de Santiago).

O memorial da paixão e morte do Senhor terá lugar às 15h00, também na Igreja de Santiago. O dia terminará com a Procissão do Enterro do Senhor, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Tavira, procissão que percorre as ruas da cidade, procurando silêncio e recolhimento.

No sábado, pela manhã, voltará a haver Laudes Solenes (10h00, Igreja de Santiago) e, no final do dia, às 20h00, ocorrerá o momento mais alto de todo este programa: a Vigília Pascal.

O Domingo de Páscoa será vivido em espírito de grande alegria e oração, agradecendo a entrega e a ressurreição de Cristo para remissão dos pecados de todos os homens e mulheres.

Às 9h00, na Igreja de S. Paulo, haverá adoração ao santíssimo. Seguir-se-á, às 10h00, a procissão da ressurreição, que sairá de S. Paulo em direção à Igreja de Santiago e durante a qual se faz, há já alguns anos, a bênção da cidade de Tavira e de todos os seus habitantes.

Neste dia haverá diversas eucaristias: às 9h00 (em inglês), às 11h00 e às 18h00 em Santiago e às 16h30 em Santa Luzia.

«Desejamos que esta Páscoa possa ser vivida em espírito de unidade e de muita oração, quer pela paz no mundo, que tanta falta faz, quer pela Igreja Portuguesa, que vive um momento delicado e precisa que todos os católicos se unam e vivam a verdade e em verdade, plenos de esperança, como pediu Cristo e como nos ensina a sua ressurreição», afirma o padre Miguel Lopes Neto, pároco de Tavira.

«A todos desejo uma Santa e Feliz Páscoa!», conclui.

 



Comentários

pub