Autoridade Marítima e Marinha alerta para agravamento da agitação marítima

São esperados ventos provenientes do quadrante Sudoeste, com uma intensidade média de 65 quilómetros por hora e com rajadas até 120 quilómetros por hora

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha apontam para um «agravamento considerável» das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental, entre as 18h00 desta quarta-feira, 8 de Março, e as 18h00 de sexta-feira, dia 10.

«Na costa ocidental de Portugal Continental, a agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 16 segundos», dizem estas entidades.

São esperados ventos provenientes do quadrante Sudoeste, com uma intensidade média de 65 quilómetros por hora e com rajadas até 120 quilómetros por hora.

Assim, Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Estas entidades pedem que se reforce a amarração e se mantenha uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

Também se devem evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, e não se deve praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

 



Comentários

pub