Autarca de Ferragudo ouvido na AR devido à obra do porto de cruzeiros de Portimão

O autarca aproveitou também para se reunir com dois dos deputados eleitos pelo PS pelo Algarve (Luis Graça e Jorge Botelho

Luis Alberto, presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, foi ouvido esta sexta-feira, 25 de Março, pela Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, enquanto subscritor da petição “Contra o aumento da capacidade do porto de Cruzeiros de Portimão”. 

O autarca aproveitou para apresentar os motivos da petição que quer suspender o alargamento do canal de navegação, enquanto não exista um estudo de impacto ambiental e um estudo económico-financeiro da operação do porto de cruzeiros.

A petição de 4 de Novembro de 2020, com 4392 assinaturas, teve como base a consulta pública de Agosto, onde se propunha o alargamento do canal de navegação, com duas zonas de rotação de 500 metros, recebendo cruzeiros até 334 metros de cumprimento.

Os deputados constataram a evolução dos pressupostos de salvaguarda dos valores patrimoniais, culturais, arqueológicos e ambientais constantes na TUA (Titulo Único Ambiental) que veio eliminar uma das bacias de manobra, frente à Praia Grande, criando uma zona de desaceleração, reduzindo para 272 metros os navios recebidos, bem como adequar as obras à possibilidade de construção da futura Marina de Ferragudo, assim envidar medidas de proteção ao Forte de S João do Arade.

Os parlamentares remeteram, para a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve «a constituição do estudo económico financeiro, equacionando a possível necessidade de elaboração de um estudo ambiental da operação do porto de cruzeiro».

O autarca aproveitou também para se reunir com dois dos deputados eleitos pelo PS pelo Algarve (Luis Graça e Jorge Botelho), «tendo reiterado a necessidade de investimentos para a vila, para que possa ser preservada e requalificada», convidando-os também a uma visita.

 



Comentários

pub