Obra da zona envolvente à Casa do Sal de Castro Marim foi inaugurada

Mais uma iniciativa que fez parte do programa do Governo + Próximo

Ana Abrunhosa, a ministra da Coesão Territorial, esteve na quarta-feira, dia 1 de Março, em Castro Marim, para participar na sessão de inauguração da obra de requalificação da zona envolvente à Casa do Sal, no âmbito da iniciativa Governo + Próximo.

Esta era, segundo a Câmara de Castro Marim, «uma das intervenções urbanísticas mais desejadas» na vila.

«Finalmente chegámos aqui. As nossas desculpas à população local, pela demora desta obra, que sofreu várias vicissitudes, desde o boicote propositado por uma maioria de oposição, passando pelo efeito nefasto de dois anos de pandemia e até os efeitos da guerra aqui se fizeram sentir», afirmou na ocasião Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim.

O autarca enfatizou a importância dos fundos europeus na estratégia local de investimento, destacando «a requalificação do Castelo, a renovação da rede de água e saneamento básico da vila, com mais de 60 anos, e o avanço da Área de Negócios do Sotavento Algarvio, aproveitando a proximidade com Espanha e a centralidade entre os aeroportos de Sevilha e Faro».

Ana Abrunhosa sublinhou, por seu lado,  uma obra de requalificação «que devolve aos castromarinenses uma zona nobre da vila, que o tempo tinha deixado descaracterizar».

«Castro Marim não é apenas um município com um passado, mas um território com um futuro», disse a ministra, garantindo que no próximo quadro de apoio comunitário haverá também o esforço e a sensibilidade para perceber as especificidades do território de Castro Marim, uma vez que «é para isso também que existem os fundos europeus, para tratarmos diferente o que é diferente».

Com a presença da Ministra da Coesão Territorial na inauguração da Requalificação da Envolvente à Casa do Sal, o executivo castromarinense aproveitou para lhe apresentar a estratégia de intervenção no Castelo de Castro Marim, «cuja próxima e urgente etapa passa por um investimento que ronda os 10 milhões de euros e que se prevê em 3 fases: requalificação do anel viário; consolidação da estrutura amuralhada; reabilitação/requalificação do interior do castelo», segundo a Câmara.

A requalificação à Envolvente da Casa do Sal representou um investimento total de 1 milhão de euros, uma obra financiada no âmbito do Programa CRESC ALGARVE 2020 [Prioridade de Investimento 6.5], um projeto incluído no Plano de Ação – PARU, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 65% pelo FEDER.

Na inauguração da obra também marcaram presença o presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, a diretora regional de Cultura do Algarve, Adriana Nogueira, os vereadores do Município de Castro Marim, Filomena Sintra e João Pereira, e o presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, Nuno Emídio.

 

 



Comentários

pub