Algarve Trade Experience vai destacar preservação de pradarias marinhas

Encontro do setor do vinho e bebidas espirituosas realiza-se em Faro

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A preservação das pradarias marinhas da Ria Formosa vai estar em destaque no Algarve Trade Experience, encontro do setor do vinho e bebidas espirituosas que decorre na segunda e terça-feira, 6 e 7 de Março, em Faro.

O passeio ribeirinho de Faro e o Teatro das Figuras, junto à Ria Formosa, vão ser os palcos da iniciativa, que cumpre este ano a sua 9.ª edição, contando com mais de 6000 inscritos entre visitantes e profissionais, disse à Lusa Rita Soares, da organização.

«Por detrás do teatro está uma zona com vista para a Ria Formosa, lindíssima, onde estão umas pradarias marinhas que são âmbito de projetos de investigação da Universidade do Algarve», referiu, frisando que entre as iniciativas previstas está a prova de um gin feito a partir de algas, em parceria com o Centro de Ciências do Mar da universidade algarvia.

O evento vai estar localizado «mesmo em frente às pradarias marinhas» e a organização pretende, desta forma, mostrar aos visitantes este ecossistema e a importância que tem para «o turismo do Algarve, a qualidade das praias ou o peixe», sublinhou.

A mesma fonte frisou que, entre as 18h00 e as 21h00, o evento poderá ser visitado pelo público em geral, com o valor da entrada (25 euros) a reverter para os projetos de conservação marinha daquele centro de investigação da Universidade do Algarve.

Entre os participantes estão 500 marcas nacionais e internacionais do setor das bebidas que a organização procura incentivar, «através do tema, da localização e de toda a criatividade», a aportarem «também novidades para o setor e tendências», notou.

«Queremos que as novidades internacionais e nacionais venham antes da época do turismo e possam ser também ser motor para o desenvolvimento do turismo e para que todos estes clientes – o evento é 90% dedicado ao trade – possam aprender com estas marcas, com estas novas tendência e com as formas de servir», justificou.

Restaurantes, bares ou hotéis podem depois «personalizar a oferta» nos seus serviços e na área cultural, setor que estará também presente no evento com teatro, circo e artes performativas, com artistas portugueses, acrescentou a responsável da Garrafeira Soares, que promove o evento.

«Vamos ter muitas companhias, todas elas do Algarve, com muita dinâmica, ligadas ao circo de rua e às artes performativas», assinalou, argumentando que a hotelaria pode desta forma conhecer a oferta cultural disponível e, «nessa vertente, ser também ela inovadora e diferenciadora».

A 9.ª edição do Algarve Trade Experience realiza-se na segunda e na terça-feira, das 14h00 às 21h00, com o público em geral a poder aceder ao evento, mediante o pagamento de entrada, a partir das 18h00.

 



Comentários

pub