Albufeira volta a ser a capital do basquetebol juvenil durante seis dias de Abril

A Festa do Basquetebol Juvenil comemora agora 15 anos, dez dos quais em Albufeira

Uma comitiva de 1500 atletas, bem como técnicos e árbitros de todo o país, mais as famílias e os amigos dos jogadores e ainda os adeptos da modalidade: de 11 a 16 de Abril, Albufeira volta a ser o palco da Festa do Basquetebol Juvenil.

Ao longo de seis dias, as seleções distritais dos escalões Sub-14 e Sub-16 da modalidade, em masculinos e femininos, trazem a esta cidade algarvia «provavelmente o maior evento de desporto juvenil federado do país e certamente o maior evento do basquetebol», como sublinhou Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

A Festa do Basquetebol Juvenil, que comemora agora 15 anos, dez dos quais em Albufeira, foi ontem apresentada, com a presença de uma estrela da modalidade, nascida no concelho e formada nos dois clubes locais: Tomás Barroso, atual capitão da equipa do Sport Lisboa e Benfica.

Para ajudar à festa, o presidente da Federação anunciou uma importante novidade: as finais vão ser «desfasadas», ou seja, as finais dos escalões Sub-14 feminino e musculino vão ser distputadas no sábado, dia 15, uma à tarde e outra à noite, para que o público possa assistir a todas as quatro finais. É que os escalões feminino e masculino de Sub-16 jogarão as finais no domingo, último dia da competição.

Outra novidade acolhida com agrado é que todos os encontros decisivos para a atribuição dos títulos de campeão serão disputados no Pavilhão Municipal de Albufeira.

 

Cristiano Cabrita – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara albufeirense e vereador do Desporto, depois de sublinhar o apoio «inequívoco» que a autarquia presta aos clubes do concelho, em diversas modalidades, anunciou que, como estava previsto, por ocasião da Festa serão também abertos os quatro campos de basquetebol de rua 3×3, situados em Vale Faro.

Manuel Fernandes, presidente da FPB, sublinhou que esta é a primeira vez que são inaugurados tantos campos para a prática livre de basquetebol, enquanto José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, explicou que o objetivo é «popularizar e democratizar o basquetebol», de modo a incentivar que as crianças e os jovens do concelho tenham vontade de «ser atletas dos nossos clubes nesta modalidade».

O dirigente da Federação recordou igualmente o trabalho que «as nossas seleções fazem ao longo do ano», para se prepararem para a Festa, onde se disputam os encontros que apuram as melhores seleções distritais. «Há seleções que começam com 40 atletas e depois só 12 são apurados para estar aqui. Alguns deles, dentro de alguns anos, serão os jogadores da nossa seleção nacional absoluta».

 

Tomás Barroso a receber a sua camisola das mãos do presidente da FPB – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Tomás Barroso, que começou a jogar aos 8 anos nas formações locais – primeiro no Clube de Basquete de Albufeira, depois no Imortal – e só depois rumou para Espanha, onde consolidou a sua carreira profissional, recordou que, nos seus tempos de juventude, não havia esta Festa do Basquetebol. «A mim, quase que me apetece nascer outra vez para poder participar nestas festas», brincou o atual capitão do Benfica.

Em declarações ao Sul Informação, à margem da apresentação, Tomás Barroso comentou a importância da Festa do Basquetebol Juvenil: «É, se calhar, a fase mais importante da vida desportiva destes jovens. Não só porque estão a competir, mas porque se estão a divertir e a criar relações para o futuro. Isso é o mais bonito do desporto e é também o que eles levam desta festa. Estão a competir contra os melhores, o que é também muito importante para o seu desenvolvimento enquanto atletas e para o seu futuro».

O seu próprio percurso mostra «que é possível começar longe dos grandes centros, num registo mais discreto, mas chegar ao topo de uma modalidade».

A importância de Albufeira no contexto do basquetebol nacional foi sublinhada, a outro nível, pelo presidente da Federação, quando recordou que este é «o único município com menos de 100 mil habitantes onde há duas equipas a disputar as principais ligas masculina e feminina» da modalidade: o Imortal está na Liga Betclic, enquanto o CBA está no escalão abaixo.

Um aspeto realçado por todos os intervenientes foi o impacto positivo desta Festa na economia do concelho. Apesar de esse impacto não ter sido ainda estudado em termos rigorosos, como admitiu José Carlos Rolo respondendo a uma pergunta do Sul Informação, a verdade é que há 1500 atletas, mais árbitros, técnicos, familiares e adeptos que, durante seis dias, estão no concelho, em plena época baixa turística, ocupando alojamento, comendo, fazendo compras, deslocando-se.

«Isto não é apenas um acontecimento desportivo. É um momento de relacionamento social inesquecível, um momento de cultura, de educação, e tem também um grande papel económico», frisou Manuel Fernandes.

Por seu lado, o presidente da Câmara José Carlos Rolo agradeceu o envolvimento quer da Associação de Basquetebol do Algarve, quer dos dois clubes da cidade e dos Agrupamentos de Escolas do concelho, que serão, em grande parte responsáveis por uma parte fundamental da logística desta festa: a alimentação dos 1500 jovens e esfaimados atletas.

«Estão criadas todas as condições para que tenhamos uma Festa do Basquetebol Juvenil ao mais alto nível», assegurou o autarca de Albufeira.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub