Albufeira, Paderne e Guia celebram a páscoa com (muitos) folares

São diversos os certames agendados para esta época festiva em Albufeira que têm como “estrela” esta iguaria típica

Todos os folares, com as variedades típicas do Algarve à cabeça, vão estar em foco em diferentes localidades do concelho de Albufeira, nos fins de semana de 1 e 2 de Abril e de Páscoa (7 a 9), em eventos associados a esta época festiva.

No próximo fim de semana, dias 1 e2, das 15h00 às 22h00, o parque de estacionamento do Estádio João Campos, em Paderne, acolhe a XVI Mostra do Folar desta aldeia do concelho de Albufeira.

Os visitantes terão oportunidade de provar este doce típico da Páscoa, ao mesmo tempo que conhecem «a cultura e os sabores genuínos da região», segundo a Câmara de Albufeira.

A música popular portuguesa vai animar o certame ao longo de todo o fim-de-semana.

Nos dias 7 e 8 de Abril, o Largo Jacinto D`Ayet, junto à estátua do Beato Vicente, na zona antiga da cidade, recebe pela primeira vez a Feirinha da Páscoa de Albufeira.

A mostra, que vai funcionar das 14h00 às 20h00, vai reunir artesãos e doceiras locais, que oferecem aos visitantes diversas variedades de folares, doçaria e peças de artesanato típicos da época.

«Antes ou depois de visitar a Feira, junte a família e os amigos e vá até à Sea Fest – a grande Festa da Juventude e da Família, a decorrer na Praça dos Pescadores, precisamente nos dias 7 e 8 de Abril. São muitas as atividades disponíveis e vários os grupos de animação que vão passar pelo palco da Sea Fest, com destaque para a atuação de Carlão no dia 8, marcada para as 21h00», desafia a autarquia.

No dia 9 de abril, às 16h00, decorre a XIX Prova do Folar da Guia, «que este ano tem mais de 250 quilos», a decorrer a partir das 16h00, junto ao Polidesportivo da localidade.

No mesmo espaço onde decorre este evento «que conta com uma enorme adesão», realizar-se-á uma Mostra de Artesanato. A animação fica a cargo de Valter Cabrita e do grupo José Praia e Áqua Viva.

 

 



Comentários

pub