Volta ao Algarve: Magnus Cort vence terceira etapa e reforça liderança da geral

Cort, de 30 anos, cumpriu os 203,1 quilómetros entre Faro e Tavira em 05:05.14 horas

O ciclista dinamarquês Magnus Cort (EF Education-Easy Post) venceu hoje ao sprint a terceira etapa da Volta ao Algarve, a segunda consecutiva, e reforçou a liderança da geral individual na chegada a Tavira.

Cort, de 30 anos, cumpriu os 203,1 quilómetros entre Faro e Tavira em 05:05.14 horas, batendo sobre a meta o italiano Filippo Ganna (INEOS), segundo, e o belga Jordi Meeus (BORA-hansgrohe), terceiro, com Rui Oliveira (UAE Emirates) em sexto e Rui Costa (Intermarché-Wanty-Circus) em sétimo.

Na geral, o dinamarquês tem agora 18 segundos de vantagem para Rui Costa, que é segundo, e 20 para o belga Ilan Van Wilder (Soudal-QuickStep), terceiro.

«Não estava nada à espera, nem foi nada planeado. Na verdade, a ideia era passar a etapa de forma mais confortável possível e nem sequer disputar o sprint. Decidimos disputar o sprint intermédio, a ideia era bonificar alguns segundos para a classificação geral. Na parte final da etapa anulámos a fuga antes do sprint. Foi um esforço duro, sobre o empedrado, e subitamente conquistámos uma ligeira vantagem. Não tinha a intenção de continuar o esforço, mas os homens da INEOS e o Tobias Foss passaram por mim e desafiaram-me, “vamos lá” e aproveitei a oportunidade. Reunimos um excelente grupo na frente e rodámos os últimos 25 quilómetros num contrarelógio por equipas perfeito», descreveu Magnus Cort.

O facto de, este ano, terem regressado as bonificações fez com que o pelotão tivesse lutado pela Meta Volante Crédito Agrícola, instalada em Vila Real de Santo António, a 24,6 quilómetros da meta. Seis atletas atacaram-na: Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense), Daniel Viegas (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Guillermo García (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

Fábio Costa ainda tentou adiar o inevitável e procurou seguir em solitário, o que lhe valeu  a conquista do prémio da combatividade, uma escolha dos adeptos em votação online. A aproximação à meta volante de Vila Real de Santo António ditou um acelerar do ritmo e levou a uma disputa pelas bonificações. Magnus Cort ganhou o sprint intermédio, seguido de Rui Costa e de Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers).

António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO) conserva a Camisola Azul Cyclin’Portugal, de melhor trepador, desde o primeiro dia. A Camisola Branca IPDJ pertenceu a Frederik Wandahl (BORA- hansgrohe) e a EF Education-EasyPost acumula a geral individual com a coletiva.

Este sábado o pelotão vai partir da Marina de Albufeira, às 11h20, prevendo-se que chegue ao alto do Malhão, contagem de montanha de segunda categoria, às 15h45.

Esta será a quarta e penúltima etapa da 49.ª edição, que liga Albufeira ao alto do Malhão em 177,9 quilómetros, antes do contrarrelógio decisivo de domingo, em Lagoa.

Atualmente, o primeiro ciclista de equipas algarvias é Carlos Oyarzun, do Aviludo Louletano, em 72º lugar. Segue-se Rúben Simão, do AP Hotels Resort Tavira, em 77º.

 



Comentários

pub