Teatro do Vestido ajuda a “Resgatar Memórias, Inscrever Memórias” em Castro Marim

Workshop funciona em horário pós-laboral, das 19 às 23h00

“Resgatar Memórias, Inscrever Memórias” é o nome da formação promovida pelo Teatro do Vestido em Castro Marim, de 13 a 17 de Fevereiro. num projeto que pretende ser um «contributo para a autorreflexão artística sobre o território».

A equipa do Teatro do Vestido – Joana Craveiro, Estêvão Antunes e Tânia Guerreiro – acompanhada da historiadora Alice Samara, trabalhará com artistas, investigadores, professores, alunos de artes e pessoas no geral interessadas na pesquisa documental, para criar objectos artísticos a partir da observação etnográfica, da recolha de histórias de vida, objectos, documentos e da observação da paisagem e das memórias que aí residem.

Em horário pós-laboral, das 19 às 23h00, a formação será acompanhada pela partilha com os participantes de várias metodologias e ferramentas utilizadas pelo Teatro do Vestido na sua prática de criação artística ao longo dos últimos 20 anos, nomeadamente no campo do teatro documental, acompanhada de uma incursão teórica e prática sobre as metodologias da história oral.

Desde Março de 2022, o Teatro do Vestido tem passado tempo no concelho de Castro Marim, em observação, escuta e estudo. Procurando mapear o território, as pessoas e as suas histórias, a companhia deseja contribuir para um arquivo comunitário de memórias “pequenas e esquecidas”, acompanhando o esforço das associações locais nesse sentido.


Resgatar Memórias, Inscrever Memórias
Workshop de Artes Documentais
pelo Teatro do Vestido
13 a 17 Fevereiro | das 19h às 23h00
Biblioteca Municipal de Castro Marim
Inscrições: [email protected], até 10 de Fevereiro

 



Comentários

pub