Tavira faz «balanço positivo» do Plano de Promoção da Atividade Física

Balanço é feito após o primeiro trimestre de atividades

O Município de Tavira faz um «balanço positivo» do Plano de Promoção da Atividade Física do concelho, após o primeiro trimestre de atividades. 

No plano, que visa fomentar hábitos de vida saudáveis e a prática desportiva na comunidade, estão atualmente inscritas 2335 pessoas.

Num investimento de mais de 140 mil euros, este Plano visa, de acordo com a autarquia, dar resposta às orientações da Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar, sendo que para a sua dinamização foram celebrados protocolos com um conjunto de associações: Casa do Povo de Santo Estêvão, Clube de Vela de Tavira, Clube Bike Team Tavira, Ria – Aqua Clube Tavira e Tavira Natação Clube. O Plano conta, ainda, com a colaboração de 37 entidades locais.

Neste sentido, de forma a coordenar todos os projetos e fazer o aconselhamento e encaminhamento da população, está disponível o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

Neste Plano há projetos gratuitos para todos os gostos e idades.

“Crescer em Movimento”, que se destina a crianças e jovens, desde o pré-escolar até aos 17 anos, inclui projetos como “Infantários em Movimento”, para alunos dos infantários e do ensino pré-escolar, “Move-te na Escola”, para alunos do 1.º Ciclo do concelho, e “Desportiv@mente”, destinado a crianças e jovens acolhidos em instituições de solidariedade social do concelho.

Já o “Põe-te a Mexer” foi pensado para adultos dos 18 aos 55 anos. Inclui os projetos Gimnasticando (aulas bissemanais de ginástica
de manutenção e aeróbica) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal).

O “Viva +”, para adultos com mais de 55 anos, inclui ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e gerontomotricidade administrada nos Lares e Centros de Dia do concelho), Hidro Sénior (atividades de hidroginástica nas Piscinas Municipais).

A “Atividade Física e Saúde” foi pensada para populações especiais associadas a necessidades na área da saúde e inclui os projetos “Atividade Física Adaptada”, GATO “projeto em colaboração com o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes”, “Diabetes em Movimento”, “Reabilitação Respiratória de Proximidade” e “Combate à Obesidade”.

As iniciativas Todos a Caminhar e Tavira conVid’a a Pedalar são transversais a todos os programas. O primeiro projeto consiste em marchas corridas semanais, o segundo em passeios guiados em bicicleta BTT, ambos num calendário pré-definido que engloba todas as freguesias do concelho.

O Plano de Promoção da Atividade Física do Concelho decorre até Junho.



Comentários

pub