Sismo da Turquia foi registado pelos sismógrafos em Portugal

Este sismo foi sentido com uma intensidade máxima de IX

Um forte sismo de magnitude 7,8 [MW- magnitude momento] ocorreu esta segunda-feira, 6 de Fevereiro, às 01h17 UTC na Turquia, a cerca de 35 quilómetros da cidade de Gaziantep, com uma profundidade superficial de 18 km e a 86,4 km da costa, constata o Institutom Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo, como indica a imagem seguinte, foi registado pela rede de sismógrafos do IPMA, em Portugal.

De acordo com a modelação feita pelo United States Geological Survey (USGS), a ruptura teve uma extensão aproximada de 200 km.

Este sismo foi sentido com uma intensidade máxima de IX (USGS), o que, salienta o IPMA, «representa um nível de vibração classificado como violento com danos potenciais muito significativos».

De acordo com os relatos dos média, este sismo provocou danos elevados e vítimas na Turquia e na Síria. O número de mortos na Turquia já ultrapassa os 1000, e pelo menos 130 edifícios altos colapsaram em Gaziantep.

Este sismo gerou um tsunami muito pequeno que foi registado nos marégrafos de Iskenderun e Erdemli na Turquia com uma amplitude máxima da onda de 20 cm.

O sismo foi seguido de várias réplicas, incluindo uma de magnitude Mw 6,7 (às 01h28 UTC) e a última de magnitude Mw 7.5 às 10h24 UTC junto à cidade de Ekinözü na Turquia.

 



Comentários

pub