REN cria solução inovadora para reforço da segurança em subestações

O projeto “Proteção Digital de Subestações” utiliza realidade aumentada

A Redes Energéticas Nacionais (REN) desenvolveu um projeto inovador que permite reforçar a segurança dos trabalhadores na exposição ao risco elétrico que possa existir nas instalações de muito alta tensão. O projeto “Proteção Digital de Subestações” utiliza realidade aumentada  e um sistema de localização em tempo real para evitar que as equipas em operação nas subestações entrem em áreas não seguras, diminuindo assim o risco de acidentes.

De acordo com a REN, este novo projeto permite que as equipas operacionais, quando acedem ao sistema para a realização dos trabalhos nas instalações elétricas, ativem a realidade aumentada, ou seja, o aparecimento de imagens virtuais que mostram os limites verticais e horizontais dessa zona através dos tablets, telemóveis ou computadores que estejam a utilizar.

Outro mecanismo de segurança incluído no projeto é a monitorização dos trabalhadores através do sistema real time localization, que permite localizar a posição do trabalhador em tempo real «e com elevado grau de exatidão e rapidez».

Sempre que este transponha a zona segura, o sistema ativa um alerta que resulta num sinal por vibração para o trabalhador e num alarme para um sistema central.

A “Proteção Digital de Subestações” insere-se na estratégia de inovação da REN que aposta na criação e desenvolvimento de soluções que permitem contribuir para o desempenho operacional da REN no âmbito da segurança e qualidade do abastecimento de energia. Insere-se ainda no âmbito da estratégia de sustentabilidade da REN, nomeadamente na segurança e no trabalho.

O projeto piloto foi instalado na subestação de Palmela e será agora replicado noutras instalações da Rede Elétrica Nacional.

 



Comentários

pub