PSD Portimão propõe isenção do IMT e IMI para jovens

Partido lamenta que PS tenha votado contra

O PSD Portimão apresentou na 1ª reunião da 1ª Sessão ordinária de 2023 da Assembleia Municipal, realizada a 24 de Fevereiro, um conjunto de medidas para a habitação jovem, propondo isenção do IMT e IMI para esta faixa etária da população. 

As ideias foram apresentadas no período destinado às moções e propostas de recomendação através da deputada municipal Raquel Bernardino (atual vice-presidente da JSD/Portimão). Contudo, segundo o Partido Social Democrata, as sugestões foram rejeitadas devido ao voto contra do PS.

A proposta do PSD de Portimão, apresentada em Assembleia Municipal, visava «incentivar os jovens, através de medidas concretas, a escolherem Portimão para se fixarem de forma permanente, dinamizando também assim a economia local e favorecendo muitos outros setores que impulsionam um ciclo económico saudável no município», refere o partido.

As medidas apresentadas foram a isenção do IMI para jovens (até 35 anos de idade e casais até aos 38 anos) na aquisição da primeira habitação até o valor patrimonial na ordem dos 200 mil euros, por um período de 3 anos, e de 6 anos para os imóveis que estejam dentro de uma área de reabilitação urbana, e a isenção do IMT para jovens (até 35 anos de idade e casais até aos 38 anos) na aquisição da primeira
habitação até ao valor patrimonial na ordem dos 200 mil euros.

«A medida que propusemos visava, acima de tudo, uma solução concreta de resolução na crise de habitação que se faz sentir, com uma visão estratégica que promove a fixação de jovens na cidade, a economia local, o aumento de mão de obra, o que seria benéfico para o desenvolvimento do concelho e do tecido empresarial. Constatar a falta de preocupação por parte do executivo Portimonense acerca da temática da habitação jovem é lamentável. Enquanto a justificação for aguardar pelas medidas do governo central, saberemos que há muito por fazer a nível local», afirma a deputada do PSD Municipal Raquel Bernardino, a mais jovem eleita ao órgão deliberativo portimonense.

«Fica o lamento por, mais uma vez, trazermos uma proposta objetiva e séria, que traria melhoria de condições e mais qualidade de vida a portimonenses e vê-se um PS com ‘medo’ da oposição a reprovar só por ter o logotipo do PSD. É um PS que assume qua proposta é boa, que se revêm, mas que votam contra. Se entendem que a proposta é boa, votam contra com medo do quê? A política é para ajudar as pessoas e não para votar contra aquilo que simplesmente não parte de nós, a democracia em Portimão não é só do Partido Socialista que mais uma vez demonstrou autoritarismo e nenhuma vontade de ouvir os outros partidos políticos», remata Carlos Gouveia Martins, presidente do PSD de Portimão e líder da Bancada Municipal.

 



Comentários

pub