PS acusa o PSD de querer reverter processo de compra de 70 casas para famílias de VRSA

Compra foi feitas ao abrigo do programa 1º Direito e evitou o despejo de dezenas de famílias

Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

O PS de Vila Real de Santo António (VRSA) acusa o PSD, o principal partido da oposição, de querer «reverter o processo de compra das casas que permitiram apoiar 70 agregados familiares» do concelho.

Em causa está uma tomada de posição dos social-democratas, que pediram a audição da ministra da Habitação no Parlamento e colocam em dúvida a validade do processo de aquisição de 70 fogos, pelo município vila-realense, ao abrigo do programa 1º Direito e com dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência.

Para os socialistas, a vontade de reverter todo o processo é «a única ilação possível a tirar» da posição pública assumida pelo PSD.

«Na realidade, toda esta campanha de desinformação tem o propósito de encobrir a atuação lesiva do interesse público levada a cabo pelo PSD, aquando da construção destas casas em terrenos cedidos pela autarquia. Neste mandato, a autarquia adquiriu casas, a custo zero para o município, para devolver a dignidade a estas famílias.
As mesmas famílias que haviam já recebido cartas de despejo e que um dia foram abandonadas por anteriores executivos camarários», acusa o PS de VRSA.

Há pouco mais de um ano no poder, em VRSA, o Partido Socialista diz que «as casas que foram adquiridas pela autarquia abaixo do preço de mercado e abrigam dezenas de famílias da nossa terra».

Já  o dia em que as chaves destas casas foram entregues, em Dezembro, o socialista Álvaro Araújo, presidente da Câmara de VRSA há pouco mais de um ano, revelou ao Sul Informação que «a negociação não foi fácil. Mas, graças à nossa persistência e poder de negociação, conseguimos comprar por um valor muito abaixo do que eles pretendiam e defendemos o erário público, o que é muito importante para nós».

Garantindo que o executivo camarário está focado em resolver os problemas das pessoas «no domínio da habitação (e em todos)», o PS recorda a Estratégia Local de Habitação que foi criada, «que nunca antes existiu e que o PSD nunca se preocupou em viabilizar».

«O legado dos anteriores executivos é assustador: casas devolutas, sem condições dignas para habitar, sobrelotação, pobreza extrema e carências ao nível social e humano», acusam.

«O Partido Socialista condena esta atitude do PSD, que todos os dias procura impedir a concretização da mudança que já está em curso», conclui o PS.

 

 



Comentários

pub