Praça de Tanegashima vive o “Renascimento da Pedra” com nova escultura

O artista aproveita a cor natural da pedra como tinta e usa a sua cor natural como contraste da pedra polida e texturizada

A escultura “Renascimento da Pedra”, do artista brasileiro Renato Rodyner, integra, desde o passado mês de Janeiro, a Praça de Tanegashima, em Vila do Bispo.

Trata-se de uma escultura em mármore, onde o artista aproveita a cor natural da pedra como tinta e usa a sua cor natural como contraste da pedra polida e texturizada, dando assim, segundo o autor, «um renascimento a uma pedra que se encontrava na natureza e sem vida».

A escultura foi doada ao município e a sua inauguração decorreu no passado dia 22 de Janeiro, numa cerimónia integrada nas comemorações do Dia do Município, que contou com a presença do escultor Renato Rodyner, da presidente da Câmara Rute Silva, do presidente da Assembleia Municipal Luciano Rafael, e convidados.

O escultor referiu que se sente«muito orgulhoso de ter uma obra minha em Vila do Bispo e assim registar uma união entre Portugal e Brasil».

 

 

Renato Rodyner nasceu em 1962, em Porto Alegre, no Brasil. Vive em Portugal desde 1990, onde tem o seu atelier.

Com uma carreira internacional, tem apresentado os seus trabalhos um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Macau, França, Mónaco, Hungria, Espanha, Nova Iorque, Equador e Moscovo.

Encontra-se representado em diversas coleções, como no Céres Franco Musée, no Museu da Água, no Centro Islâmico do Arieiro e no Centro Português de Serigrafia (Portugal), no Centro Cultural dos Correios (Rio de Janeiro), entre outras.

 



Comentários

pub