Portimão celebra Dia Mundial das Zonas húmidas com ações ambientais em Alvor

Remoção de chorão das praias é uma das iniciativas

A remoção de chorão das dunas na Ria de Alvor e outras atividades ambientais são a forma como Portimão vai assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se celebra hoje, 2 de Fevereiro.

A primeira iniciativa juntará amanhã, dia 3 de Fevereiro, alunos do 8º ano da Escola Básica e Secundária da Bemposta, que participarão na remoção e controlo do chorão das praias no sistema dunar de Alvor.

«A ação, que envolve duas turmas daquele estabelecimento de ensino, tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão e visa sensibilizar os jovens para a proteção das zonas húmidas, realçando a importância destes ecossistemas para a existência de vida no planeta Terra», segundo a Câmara de Portimão.

«O chorão-das-praias (Carpobrotus edulis) é originário da África do Sul e foi introduzido há algumas décadas no sistema dunar de Alvor, que faz parte da Rede Natura 2000, para fins ornamentais e fixação de taludes e dunas», segundo a autarquia.

«Contudo, devido à sua elevada capacidade de propagação e crescimento, esta espécie exótica tem impedido o desenvolvimento e sobrevivência da vegetação nativa, formando nalguns locais tapetes contínuos, que devem ser regularmente monitorizados e removidos», acrescentou.

 

 

No sábado, dia 4, às 15h30, a associação ambientalista A Rocha realiza uma campanha de sensibilização para a recolha de resíduos, intitulada “Leve o lixo consigo”.

Para isso, será colocado junto ao molhe da Praia de Alvor um painel relativo à educação ambiental, estando marcada para as 16h00 a palestra “O Lixo nas Zonas Costeiras”.

No encontro, que decorrerá no Centro Comunitário de Alvor e tem entrada livre, são esperados Marcial Felgueiras (A Rocha), Ivo Carvalho (Junta de Freguesia de Alvor), Luís Brito (Teia d’Impulsos) e representantes do Clube Naval D. João II e da Associação de Pescadores de Alvor, com moderação a cargo de Paula Banza.

Este conjunto de iniciativas d’A Rocha conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Alvor e o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

 

 

 



Comentários

pub