“Pensar, visitar e celebrar o Sudoeste” com a Semana ID da Rota Vicentina

Sete dias para mergulhar na Identidade da Costa Alentejana e Vicentina

A chegada da Primavera celebra-se, de 26 de Março a 1 de Abril, no Sudoeste de Portugal, com a 3ª edição da Semana ID, uma iniciativa da Associação Rota Vicentina que tem como objetivo a afirmação e divulgação da identidade da Costa Alentejana e Vicentina nas suas várias dimensões.

Sob o mote “Pensar, visitar e celebrar o Sudoeste”, a Semana ID propõe uma viagem sustentável entre natureza, património, cultura, gentes e paisagem, onde a comunidade local e parceiros do projeto são convidados a participar na construção do programa.

Ao longo dos últimos anos, a Rota Vicentina promoveu este trabalho em rede, dando origem a um evento anual que reúne, em sete dias, muito do que a região tem para oferecer ao longo de todo o ano.

 

 

Marta Cabral, presidente da Associação Rota Vicentina, explica que “a Semana ID não é um festival, não tem cabeças de cartaz, não transforma esta região em nada que ela não seja todo o ano. Apenas desafiamos quem conhecemos a preparar o melhor que o Sudoeste tem para oferecer, no que ao turismo diz respeito”.

A Semana ID arranca a 26 de Março, simbolicamente ao km 0 da Rota Vicentina, em Santiago do Cacém, e encerra a 1 de Abril, na aldeia de Sabóia, no interior do concelho de Odemira, em ambiente de festa, num encontro de música e dança tradicional, o “E vá Balho”.

Ao longo do território e de toda a semana, as propostas de programa são diversas, com atividades sobretudo ao ar livre que incluem caminhadas de interpretação da paisagem e de conservação, meditativas ou desenhadas, ações de limpeza de praias, passeios de barco no rio Mira ou em Lagos, observação de aves e passeios de bicicleta em vários pontos da região.

Oportunidade também para descobrir ou saber mais sobre biodiversidade e rewilding e conhecer alguns projetos pioneiros na área da conservação e regeneração ambiental.

 

 

Na lista de atividades da Semana ID, haverá ainda visitas guiadas para conhecer produtores locais e artesãos, assim como mostras gastronómicas, além da dinâmica das cooperativas integrais e um encontro de catalisadores comunitários.

No âmbito artístico destaca-se ainda a homenagem a Liberdade Sobral, uma escultora e ceramista da região, mas também há lugar para concertos, exposições e exibição de documentários onde território e identidade são protagonistas.

Durante esta semana, vários alojamentos acrescentam, à habitual oferta de estadia, programas específicos, que incluem passeios guiados ou provas de vinho.

Famílias com crianças poderão contar com teatro infantil e workshops de construção de marionetas.

A não perder: a abertura ao público do Forte do Pessegueiro, exclusivamente durante a semana ID.

A 31 de Março, destaque para o seminário “Turismo: um barómetro de sustentabilidade em territórios rurais”. Este encontro reúne entidades públicas e especialistas de várias áreas para debater a relação do turismo com a ocupação (integrada) do território, a paisagem, o mosaico agrícola e florestal, a economia local e circular, não esquecendo nunca as comunidades.

A programação completa da Semana ID (em constante atualização) pode ser consultada clicando aqui.

 

 



Comentários

pub