A sua relação é saudável? Ordem dos Psicólogos ajuda a perceber

Profissionais defendem que «a comunicação é um dos pontos essenciais»

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) divulga, no dia em que se assinala o Dia dos Namorados, informações sobre como cultivar uma relação saudável, referindo que um dos pontos essenciais é a comunicação.

«Nas relações saudáveis, os elementos da relação conversam cinco ou mais horas por semana. E vale a pena investir nessas relações porque contribuem para a saúde (física e psicológica), felicidade e bem-estar», diz a ordem, realçando que «ouvir» é também muito importante.

Além da comunicação, os psicólogos frisam que numa relação deve haver elogios, aceitação das diferenças, tempo para a intimidade, capacidade de resolução de conflitos, entre outros.

A OPP relembra ainda que «nem sempre as relações românticas são saudáveis» e que «nenhuma relação romântica está livre de problemas».

«Os altos e baixos são inevitáveis e ultrapassá-los pode ser um desafio. É importante não ignorar os problemas, mas enfrentá-los como uma equipa. Não deve esperar até que a relação mostre sinais de rutura para a tentar melhorar. Se está constantemente a discutir os mesmos assuntos sem chegar a uma conclusão ou se sente infeliz com a sua relação romântica um Psicólogo pode ajudar», aconselha.

A OPP alerta ainda para os sinais de alerta em relações românticas abusivas e violentas. São eles: tentativa de controlo, ciúme, crítica, medo do temperamento e do humor, agressões, ameaças, tentativa de forçar relações sexuais.

«Nestes casos, é fundamental procurar ajuda. Um Psicólogo ou Psicóloga podem ajudar», remeta a OPP.

 



Comentários

pub