Obras do PRR no Algarve estão dentro do calendário

Responsável esteve reunido com várias entidades, como a Universidade do Algarve, os autarcas, associações empresariais e empresas, nomeadamente Hubel e Nautiber

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esteve esta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de Fevereiro, no Algarve, e saiu da região com uma certeza: «de forma global», os investimentos previstos «estão alinhados com os planeamentos». 

Neste périplo, o responsável esteve reunido com várias entidades, como a Universidade do Algarve, os autarcas, associações empresariais e empresas, nomeadamente a Hubel e a Nautiber.

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita à Hubel, em Olhão, na tarde de ontem, Pedro Dominguinhos considerou que «os diferentes atores estão a ter capacidade de apresentar projetos, de os ver aprovados e de os meter no terreno», dando como exemplo uma creche, que está a ser construída em Albufeira, e que visitou.

Para o presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR, aquilo que viu «no terreno» permite-lhe afirmar que, no Algarve, «de forma global, os investimentos estão alinhados com o planeamento».

Na região, algumas das obras previstas, apoiadas pelo PRR, são, por exemplo, a construção da nova ponte sobre o Guadiana, em Alcoutim, cujo calendário de construção já é conhecido, ou a central dessalinizadora.

Na opinião de Pedro Dominguinhos, os investimentos na «gestão hídrica» são «âncora» para a região, nomeadamente com o avanço da dessalinização.

«Tivemos oportunidade de falar de vários desses investimentos, desde a dessalinizadora, a eficiência hídrica ou o Pomarão. Fizemos um ponto de situação específico – muitos desses investimentos estão em fase de estudo de impacte ambiental, outros em concurso», considerou o presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR.

 

José Apolinário, presidente da CCDR do Algarve, e Pedro Dominguinhos – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Outra das obras previstas para o Algarve é a construção da tão desejada variante de Olhão à EN125 que, garantiu Pedro Dominguinhos, «se vai concretizar».

«É um investimento que está a cumprir o prazo programado. É um processo completo, terá sete rotundas, mas está devidamente planeado. Há agora o passo seguinte que é lançar o concurso», ilustrou.

Até 2026, todos os investimentos apoiados pelo PRR têm de estar feitos e o presidente da Comissão de Acompanhamento fez questão também de vincar que os prazos «têm mesmo de ser cumpridos», apesar de haver «desafios a nível legal e de articulação».

«Se não cumprirmos os timings, corremos o risco de ter de devolver o dinheiro», acrescentou.

Mas, neste périplo, o responsável também ouviu preocupações, nomeadamente dos empresários.

«A questão da habitação é uma das mais importantes e, no Algarve, tem uma particular incidência. Depois, temos também a questão da sazonalidade, para a qual importa tentarmos encontrar soluções dentro das regras que temos», concluiu.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub