A nova sede regional do INEM, que está a ser construída em Loulé e vai permitir o regresso do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) ao Algarve, vai estar concluída «até ao final deste ano».
A garantia foi deixada ao Sul Informação por Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, e Abílio Sousa, vereador com o pelouro das obras públicas, à margem das comemorações do 35º aniversário da elevação de Loulé a cidade.
Este novo edifício começou a ser construído em Maio do ano passado, num terreno em frente ao Cemitério Municipal e junto aos Bombeiros de Loulé.
A obra representa um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros e foi visitada esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, num périplo da autarquia pelas principais obras, no âmbito daquelas comemorações.
O edifício vai permitir o regresso do CODU ao Algarve.
Depois do encerramento da sua delegação regional no Algarve, em 2012, no tempo da intervenção da troika, e da transferência das valências para Lisboa, a região vai voltar a ter este centro, desta vez em Loulé.

Assim, o novo edifício do INEM, cuja sede atual é no Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF), vai acolher também o Centro de Atendimento a Chamadas de Emergência e o Gabinete de Apoio ao CODU.
Entre os vários serviços que o edifício vai receber, estão um Centro de Formação, um Gabinete da Coordenação Regional e outro Gabinete de Coordenação de Enfermagem. As instalações vão ter também um centro de dados, camaratas, refeitório e balneários.
As cerimónias do 35º aniversário da cidade de Loulé também incluíram uma visita a outras obras, como a 2ª fase da Circular Norte de Loulé, cujos trabalhos, orçados em cerca de 4 milhões de euros, arrancaram no terreno em Novembro.
Neste momento, está a decorrer a primeira frente de terraplanagem e criação de uma passagem hidráulica.
Também foi visita a construção o novo edifício de saúde de Loulé (5 milhões de euros) que contará com quatro valências distintas: Agrupamento de Centros de Saúde Central – ACES Central, Unidade de Saúde Familiar Lauroé – USF LAuroé, Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade – UCC Gentes de Loulé e Centro de Saúde Universitário.

Seguiu-se uma passagem pela obra da construção de um novo intercetor que irá despoluir a Ribeira do Cadoiço e a ida à Escola JI+EB1 Hortas de Santo António 2 que se prevê que abra no próximo ano letivo.
O equipamento irá reforçar o parque escolar do concelho e da freguesia de S. Sebastião e terá capacidade para acolher 200 crianças com idades entre os 3 e os 10 anos.
Estão previstas, no projeto, 4 salas, na componente de jardim-de-infância, e 4 outras para o 1º ciclo do ensino básico (do 1º ao 4º ano), bem como cozinha, refeitório, biblioteca e sala polivalente, campo de jogos e equipamento infantil.
Comentários