No dia dos Namorados, o convite é para reacender a chama da cidadania participativa

No âmbito do projeto internacional Communities Driving Change (CIVIC)

Os resultados do projeto internacional Communities Driving Change (CIVIC) vão ser apresentados amanhã, 14 de Fevereiro, entre as 9h30 e as 13h00, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro.

Trata-se de um projeto internacional, cofinanciado pelo programa «Europa para os Cidadãos», que junta quatro cidades europeias, e será o pretexto para uma conferência sobre a cidadania participativa que muito têm a acrescentar sobre esta temática em plena efervescência nos dias que correm.

O projeto CIVIC começou em 2021, sendo seu objetivo ouvir e dar maior visibilidade às opiniões dos cidadãos. Foi realizado em quatro cidades europeias: Faro (Portugal), Kaunas (Lituânia), Salonica (Grécia) e Timisoara (Roménia), sob a coordenação da Contextos – Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social.

Do programa, destaca-se também o momento de debate sobre Cidadania Participativa com oradores convidados. Temas como Orçamento Participativo, Horizonte Europa, Estratégia Regional 2030, Comunidades Compassivas, Economia e Finanças vão estar no centro da discussão.

É objetivo da organização que a assistência participe com as suas questões e reflexões fruto do debate.

A decorrer desde Março de 2021 e com data de término marcada para Abril deste ano, o Communities Driving Change (CIVIC) é um projeto formado por um consórcio internacional coordenado pela organização portuguesa Contextos, em articulação com as organizações dos países parceiros Asociacija Aktyvus Jaunimas (Lituânia), United Societies of Balkans (Grécia), e Asociatia Centrul Pentru Strategii de Dezvoltare a Tineretului (Roménia).

O projeto realizou diversas atividades nos quatro países. Desde eventos de lançamento com cidadãos e decisores políticos locais, sessões de apresentação, debate e partilha de experiências de participação e de mecanismos de participação existentes até questionários online e sessões presenciais para a auscultação de necessidades e anseios das populações locais e definição de causas públicas e recomendações.

 

Criação do Toolkit: «Why does participation matter? A guide to citizen engagement»

Com base nas experiências e aprendizagens dos Democracy Labs o consórcio produziu um Toolkit “Why does participation matter? A guide to citizen engagement” disponível em inglês clicando aqui.

Vai ser lançado em breve um documento com as Causas Públicas & Recomendações que reúne as propostas recolhidas junto dos cidadãos de Faro, Portugal, resultantes da fase de Gatherings of Opinions e Public Consultations realizada localmente; bem como um documento de Causas Públicas & Recomendações que compila as propostas dos cidadãos dos 4 países.

Os resultados vão apresentados em eventos de InfoSessions locais nos vários países. Em Faro, trata-se da conferência «Vamos reacender a chama da Cidadania Participativa!?», a 14 de fevereiro, cujo programa se apresenta abaixo.

O projeto culminará com a realização de uma Conferência Internacional em Salonica, na Grécia, com participantes de Portugal, Lituânia, Grécia e Roménia.

 

PROGRAMA: «Vamos reacender a chama da Cidadania Participativa!?»

9h30 – Receção e Registo de Participantes | Contextos
9h45 – Boas-Vindas | Contextos
9h50 – Apresentação dos Resultados do projeto Communities Driving Change | Andreia Martins, Contextos
10h15 – Debate sobre Cidadania Participativa com Oradores Convidados e a Participação do Público
Moderação: Susana Helena de Sousa | Muros

Oradores:
Aquiles Marreiros | Coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais do Algarve – CCDR Algarve
Carlos Baía | Vereador da Câmara Municipal de Faro com os Pelouros, entre outros, de Ação Social, Políticas Participativas e Orçamento Participativo
Luís Serra Coelho | Economista e Professor de Finanças na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve
Natália Dias | Ponto de Contacto Nacional para o Horizonte Europa: Cultura, Criatividade e Inclusão Social | Nova Bauhaus Europeia | Missão Adaptação às Alterações Climáticas – Agência Nacional de Inovação (ANI)
Nelson Dias | Membro da Oficina. Consultor do Banco Mundial e das Nações Unidas, bem como de governos nacionais e locais para a implementação de processos de participação pública
Vítor Alua | Coordenador da Área de Formação e Projetos e da Equipa de Gestão e Desenvolvimento de Projetos na Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Faro-Loulé | Coordenador do Projeto «Viver ComPaixão» Faro-Loulé-São Brás de Alportel – Apresentação
13h00 – Encerramento

LOCAL
Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa
Rua Pintor Carlos Porfirio Nº 20, 8000-241 – Faro

ORGANIZAÇÃO
Contextos – Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social, CRL ([email protected], https://contextos.org.pt/)
e Muros ([email protected], https://muros.online/)

Incrições aqui: https://forms.gle/Aa65tcAC3SkDYda17

Para garantir a sua participação e emissão de Certificado de Participação p.f. preencha os seguintes dados do formulário:
https://forms.gle/Aa65tcAC3SkDYda17

 



Comentários

pub