Não foi um, mas dois sismos que atingiram a Turquia e a Síria

Os dois sismos criaram ruturas de aproximadamente de 190 km e 120 km

No dia 6 de Fevereiro, ocorreram dois grandes sismos que atingiram a região entre a Turquia e a Síria, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA); na atualização da informação que acaba de fazer.

O primeiro, às 01h17 UTC, com magnitude Mw7,8 [Mw-magnitude momento], ocorreu a cerca de 30 quilómetros de Gaziantep (latitude 37,174°N e longitude de 37,032°E), a uma profundidade de 18 km.

Este sismo localiza-se na região de intersecção de duas falhas transformantes, a Falha do Mar Morto, orientada norte-sul a nordeste-sudoeste, e a Falha Este Anatólia, orientada este-oeste.

A primeira separa as placas Africana e Eurásia da Arábia (Ásia) e a segunda estabelece o limite sul da placa Anatólia (Turquia).

Estas duas falhas intersectam-se formando um ponto triplo na superfície da Terra, neste caso um ponto triplo do tipo T-T-T (transformante-transformante-transformante).

 

 

Cerca de 9 horas depois, às 10h24 UTC, ocorreu um segundo sismo de magnitude Mw7,5 (latitude de 38,024°N e longitude 37,203°E) na Falha Este Anatólia, a 4 km a sudeste da cidade de Ekinözü, e a cerca de 90 km a norte do primeiro evento, com uma profundidade de 10 km.

«Dado que as duas falhas são estruturas tectónicas diferentes, bem identificadas e muito antigas, o segundo sismo não se considera uma simples réplica do primeiro, mas um novo grande sismo provavelmente resultante do ajuste de forças resultante da libertação de energia e deformação do primeiro», explica o IPMA.

A placa Anatólia (Turquia) é um bloco de crosta continental cuja movimentação é no sentido oeste, uma expulsão resultante da compressão geral de direção norte-sul da região.

Ambos os sismos tiveram um mecanismo de desligamento e de acordo com United States Geological Survey (USGS), o comprimento da rutura é aproximadamente de 190 km e 120 km, respetivamente.

Os dois sismos foram sentidos com uma intensidade máxima de IX (USGS), o que representa um nível de vibração classificado como violento com danos potenciais muito significativos.

 

 

O sismo Mw7,8 gerou um tsunami pequeno que foi registado nos marégrafos de Iskenderun e Erdemli, na Turquia, com uma amplitude máxima da onda de 17 cm.
Foi disseminado um alerta de tsunami para toda a Bacia Mediterrânica, que terminou passado duas horas do tempo de chegada das ondas.

O número de réplicas com magnitude acima de Mw6 foram três e ocorreram todas no dia 6 de Fevereiro.

Até hoje, foram registados 753 eventos de menor magnitude, das quais 57 foram registadas pela rede sísmica do IPMA.

De acordo com o catálogo EMSC-CSEM, ocorreram 31 sismos com magnitudes no intervalo [5.0, 5.9].

Segundo os media, foram reportados pelo menos 8,574 mortos na Turquia, e 2,530 na Síria.

 

 



Comentários

pub