Mulheres mostram “Sonos Falados” nas Piscinas Municipais de Silves

Exposição resulta de um projeto do Movimento Democrático de Mulheres

A exposição “Sonos Falados”, promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres com o apoio do Município de Silves, foi inaugurada esta sexta-feira e pode ser vista até ao dia 25 de Março, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves.

Este é, segundo a Câmara de Silves, «um projeto artístico de carácter colaborativo que conta com a participação de 104 mulheres de setores profissionais distintos, que foram convidadas a, através de uma pequena almofada, executar um trabalho plástico que representasse, simbolicamente, o seu depositário de sonhos e/ou medos, deixando, desta forma, sobre a almofada, as formas que contornam algumas das suas preocupações ou sonhos».

Desta iniciativa resultaram os trabalhos agora em exposição em Silves.

 

Sinopse da exposição “Sonos Falados”:

«No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o núcleo de Évora do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, e a equipa do projeto Criar Mundos De Igualdade I Agir E Convergir Para Mudar promoveram em parceria com o Museu de Évora, a exposição Sonos Falados.

Em 2014 são celebrados os 104 anos da declaração e reconhecimento do 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Sonos Falados é um projeto artístico de carácter colaborativo que conta com a participação de 104 mulheres de setores profissionais distintos.

A proposta consistiu em distribuir por um conjunto heterogéneo de mulheres uma pequena almofada e colocar-lhes o desafio de fazer uma intervenção plástica na mesma. A almofada enquanto objeto é o local físico onde são depositados diariamente os sonhos, as ansiedades, os medos e as ambições que se vão encadeando diariamente.

O desafio foi assim um convite a tentar representar simbolicamente o seu depositário de sonhos e/ou medos, isto é, deixar sobre a almofada as formas que contornam algumas das suas preocupações ou sonhos. Sonos Falados é a exposição de 104 objetos intervencionados pelas 104 mulheres que participaram neste projeto e que foram convidadas quer a nível individual quer pelo trabalho que desenvolvem em algumas instituições».

 

 



Comentários

pub