Mobilidade suave em Quarteira aumentou 22%

A mobilidade suave está a ganhar peso na cidade de Quarteira, tendo os peões e bicicletas aumentado mais de 22% […]

A mobilidade suave está a ganhar peso na cidade de Quarteira, tendo os peões e bicicletas aumentado mais de 22% no último ano.

A implementação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé levou a Câmara a avançar com a candidatura ao programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização, lançado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, ação que resultou na criação do projeto Quarteira Lab.

De entre as soluções implementadas surgiu a promoção e monitorização da mobilidade suave, pela criação de uma ciclovia em cada um dos sentidos de trânsito e pela instalação de um sistema de contagem de pessoas e bicicletas, que pode em tempo real ser consultado.

Entre Janeiro e Dezembro do ano passado, passaram junto ao cruzamento da Avenida Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama, no território deste laboratório para a descarbonização, 942 188 pessoas e 132 756 bicicletas, valores superiores aos 754 177 e 108 599, respetivamente, registados em 2021.

Este aumento de 24,9%, nos peões, e de 22,2%, em termos de mobilidade ciclável, «reflete bem as sinergias geradas pelo projeto financiado pelo Fundo Ambiental com o objetivo de reduzir as emissões de CO 2» , refere a autarquia.

Com o aumento acentuado da população em Quarteira durante o verão, durante o mês de Agosto registaram-se os números mais elevados: foram 138 543 pessoas e 16 602 bicicletas que por aqui passarem neste período.

 

 

Em termos médios diários, foram contabilizadas 2 581 pessoas e 364 bicicletas que percorreram esta área.

Apesar de não haver registo da distância percorrida, a autarquia diz que se cada um destes ciclistas tivesse percorrido todos os 900 metros de ciclovia, ter-se-ia evitado a emissão de 12,8 toneladas de CO 2 caso o mesmo percurso tivesse sido feito de automóvel.

Com uma área de intervenção que compreende as Avenidas Carlos Mota Pinto e Francisco Sá Carneiro (entre a Rotunda do Polvo e a Rotunda do Terminal Rodoviário), o Quarteira Lab constitui um território que pretende responder aos desafios da sustentabilidade urbana no concelho de Loulé, que se encontra neste momento em fase de intervenção.

De acordo com a Câmara de Loulé, desde que a ciclovia na cidade de Quarteira foi criada, os dados da GNR apontam para redução da sinistralidade no local.

Entre Fevereiro e Dezembro de 2018, período em que ainda não havia ciclovia, foram registados 51 acidentes de viação dos quais resultaram 2 feridos graves e 14 feridos leves, enquanto que no período homólogo de 2019, já com ciclovia, dos 38 acidentes que aqui aconteceram, resultaram um ferido grave e dois feridos leves. O número de acidentes diminuiu em 26%, com uma consequente diminuição acentuada de atropelamentos (-86%).

Já no ano passado, foram registados 33 acidentes de viação dos quais resultaram 2 feridos graves e 13 feridos leves.

 



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