Lagoa e Carvoeiro e associação Aryel esterilizaram 215 gatos e duas cadelas de rua em 2022

União de Freguesias e associação de proteção animal vão lançar campanha de recolha de bens para animais

55 animais recolhidos para tratamento e recuperação e 215 gatos e duas cadelas esterilizados, registados e identificados eletronicamente. Este é o balanço de 2022 do projeto Gato de Rua, promovido em parceria pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro (UFLC) e pela Aryel – Associação de Proteção Animal de Lagoa, ao abrigo de um protocolo.

Todo o trabalho assenta no método Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), uma forma «humana e eficaz de controle de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres».

«O processo envolve a captura de gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção», segundo a UFLC.

«Todos os animais são desparasitados interna e externamente, reduzindo os riscos de saúde pública relacionados com as zoonoses parasitárias, da mesma forma, a desparatização externa dos animais das colónias CED controladas permite o controlo de infestações de parasitas como pulgas e carraças», acrescenta.

Os gatos são recolhidos e transportados, com a colaboração da Aryel – Associação de Proteção Animal de Lagoa, através do protocolo CED.

A União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro também vai fazer uma recolha de alimentos e bens essenciais para animais da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, em colaboração com a Aryel – Associação de Proteção Animal, entre 1 de Março a 31 de Dezembro.

A campanha incide em bens como ração para cães e gatos, produtos de limpeza e areia para gatos, que podem ser entregues nas delegações da União de Freguesias ou à Aryel.

Esta iniciativa «visa ajudar as centenas de animais em risco que se encontram sob a proteção da Aryel».

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro espera conseguir angariar os bens necessários «para que o “Jardim da Aryel” continue o seu trabalho de forma eficiente».

 



Comentários

pub