Investigadora da UAlg participa em novo programa da Antena 1 sobre alimentação sustentável

Programa da Antena1 será transmitido diariamente, às 14h40, de 6 a 17 de Fevereiro

Uma investigadora da Universidade do Algarve está envolvida no novo programa “Os desafios da alimentação sustentável”, que conta com a colaboração desta universidade, da de Lisboa e da Nova de Lisboa, lançado no dia 6 de Fevereiro pela Antena 1.

Trata-se de uma série de 10 episódios, com duração de 8 a 10 minutos, que serão transmitidos diariamente, às 14h40, de 6 a 17 de Fevereiro.

O novo programa da jornalista Eduarda Maio apresentará dez projetos de investigação sobre alimentação sustentável, centrando-se no trabalho dos cientistas na procura de soluções para melhorar a nossa alimentação e reduzir o desperdício de diferentes indústrias.

«Este programa é uma oportunidade de dar a conhecer ao público português os bastidores dos processos de investigação científica sobre alimentação sustentável em Portugal», refere Ana Matias, investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg.

«As reportagens da Eduarda Maio trazem-nos temas tão diversos como a aquacultura sustentável, o uso de insetos na alimentação humana ou o aproveitamento de resíduos do leite na produção de fibras».

No projeto estão também envolvido os investigadores Bruno Pinto, da Universidade de Lisboa, e António Granado, professor da Universidade Nova de Lisboa.

Os três conceberam a ideia do programa e obtiveram financiamento para a sua produção, através de um concurso competitivo aberto pelo Science Communication Lab, de Munique, Alemanha.

Além dos podcasts, o projeto tem uma componente de investigação, que passa por avaliar a sua eficácia junto de jovens universitários. Este trabalho de avaliação será efetuado nos próximos meses em duas universidades portuguesas.

Os programas podem ser ouvidos em Antena ou através do site da RTP Play.

 



Comentários

pub