Início da obra da nova ponte entre Alcoutim e Sanlúcar previsto para Maio de 2024

Cronograma da Câmara de Alcoutim, a dona da obra, prevê que a Avaliação de Impacte Ambiental da obra comece

A obra da nova ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, em Espanha, deverá começar em Maio de 2024, de modo a que seja possível concluir a obra antes do final do quarto trimestre de 2025 e garantir o financiamento de 9 milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta é a data apontada para o início da obra no apertado cronograma da construção da ponte, que foi revelado numa apresentação feita pela Câmara de Alcoutim durante uma visita de trabalho de Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, a Mértola e Alcoutim.

Como o Sul Informação avançou, Alcoutim está a cumprir, até agora, os rigorosos prazos desta empreitada.

E isso é algo que terá obrigatoriamente de continuar, como admitiu ao nosso jornal Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara alcouteneja, e o cronograma oficial confirma, uma vez que há apenas um mês “reservado” para imprevistos.

Aiunda durante o corrente mês de Fevereiro, será escolhido o projetista da ponte, que terá de elaborar o projeto de execução da ponte até final de Junho (4 meses).

 

 

Entretanto, já decorreu o concurso de contratação do processo de Avaliação de Impacte Ambiental, que deverá começar ainda em Fevereiro e durar até Agosto, mês em que a Câmara de Alcoutim espera ter na mão a Declaração de Impacte Ambiental favorável.

A partir desse momento, será possível lançar o concurso da empreitada, que deverá durar cerca de oito meses – seis para o concurso em si, mais dois para obtenção do visto do Tribunal de Contas – e terminar em Março de 2024.

O auto de consignação da obra deverá ser assinado em Abril de 2024, com a empreitada propriamente dita a arrancar no terreno no mês seguinte, Maio.

O prazo de execução da obra é de 19 meses, pouco mais de ano e meio, estando a sua conclusão prevista para Novembro de 2025. Nos meses seguintes, deverá ocorrer a receção da obra e a vistoria.

 

 

A ponte será construída a Norte da vila de Alcoutim, junto à Pousada da Juventude, e de Sanlúcar de Guadiana, na encosta abaixo da fortaleza.

A cota superior do tabuleiro terá de situar-se «cerca de 27 metros acima do nível da água do rio», para permitir a passagem de «embarcações mastreadas que passam na ponte sobre o Guadiana em Castro Marim/Ayamonte».

«O tabuleiro da ponte deverá ter um comprimento total de cerca de 318 metros, com um tabuleiro com cerca de 12 metros. Dada a sua importância, a ponte será projetada para uma vida útil de 100 anos», revelam os responsáveis pelo projeto.

Também se tentará «aproveitar ao máximo as acessibilidades existentes em ambos os lados, minorando os investimentos necessários para garantir o acesso à ponte, permitindo a sua utilização logo que concluída a sua construção» e «a titularidade de terrenos em ambos os lados que são de titularidade pública, ou em vias de o ser», bem como «minorar os impactes ambientais associados ao atravessamento proposto».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



 

Comentários

pub