Indústrias culturais e criativas do Algarve, Alentejo e Andaluzia mostram-se em Faro e Alcoutim

A inauguração oficial da mostra vai acontecer no dia 23, às 18h30, no Club Farense

Encontros, música, workshops e exposições. Eis o que tem para oferecer a Mostra das Indústrias Culturais e Criativas Alentejo – Algarve – Andaluzia (MICCAAA) que decorrerá de 23 a 25 de Fevereiro, em Faro e Alcoutim.

A inauguração oficial da mostra vai acontecer no dia 23, às 18h30, no Club Farense, mas este serão três dias repletos de atividades, «em diversas áreas culturais, todas com entrada gratuita e realizadas em vários locais», diz a AMAL.

A iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Algarve: «a MICCAAA realiza-se no âmbito do Magallanes_ICC, um projeto inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães e que pretende ser um dinamizador da Economia Criativa, incentivando e dando ferramentas às Indústrias Culturais e Criativas (ICC), que abrangem atividades relacionadas com música, literatura, moda, design, teatro, artesanato, entre diversas outras formas de arte».

A programação da MICCAAA conta com a colaboração dos parceiros algarvios do projeto Magallanes_ICC, como a Direção Regional de Cultura do Algarve, o Museu Zer0, a QRER-Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade e outras associações que quiseram juntar-se a esta iniciativa.

Segundo a AMAL, «foram também convidados a estarem presentes na mostra empreendedores da Andaluzia que têm participado em diversos laboratórios criativos com artistas do Algarve e do Alentejo».

O objetivo é «criar oportunidade para que novos artesãos, artistas plásticos e digitais, bem como empreendedores de áreas mais tecnológicas e de serviços, tenham a oportunidade de se encontrarem e de explorarem novas formas de trabalho e de desenvolvimento dos seus projetos».

Todas as iniciativas que integram a programação são gratuitas, sendo que algumas carecem de inscrição obrigatória aqui.

O projeto Magallanes_ICC pretende estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas (Centro Magalhães), destinado a consolidar e a promover uma oferta cultural inovadora no seio da EURORREGIÃO Alentejo-Algarve-Andaluzia.

A cooperação fundamenta-se nas raízes históricas, patrimoniais e culturais, ligadas aos Descobrimentos e comuns às três regiões, bem como na existência de um tecido produtivo de baixa densidade no conjunto do território da EURO_AAA.

Estas Indústrias Criativas são tidas como um dos motores de mudança das zonas mais desfavorecidas e são geradoras de emprego, com benefício direto para a população local.

O Magallanes_ICC é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER, através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

 

 



Comentários

pub