Governo proibe novas licenças de Alojamento Local e limita aumento das rendas em novos contratos

Exceção será o alojamento em zonas rurais do interior

Foto: Alexandros Michailidis/Shutterstock

As emissões de novas licenças de alojamento local “serão proibidas”, com exceção dos alojamentos rurais em concelhos do interior do país, onde poderão dinamizar a economia local, anunciou hoje o primeiro-ministro.

António Costa falava no final do Conselho de Ministros, hoje dedicado à habitação, no qual foi aprovado o Programa Mais Habitação.

O primeiro-ministro comunicou ainda que as atuais licenças de alojamento local “serão sujeitas a reavaliação em 2030” e, depois dessa data, periodicamente, de cinco em cinco anos.

Esta medida faz parte do regime de “forte incentivo para que regressem ao mercado de habitação frações habitacionais que estão neste momento dedicadas ao alojamento local”, justificou António Costa.

Por outro lado, o primeiro-ministro anunciou igualmente que o valor das rendas dos novos contratos de arrendamento vai passar a ter critérios que limitam a sua subida.

“Para novos contratos, a nova renda deve resultar da soma da última renda praticada com as atualizações que poderiam ter sido feitas no período do contrato”, explicou o primeiro-ministro.

Além destes dois critérios o valor da nova renda poderá ainda ter em conta o objetivo de inflação de 2% definido pelo Banco Central Europeu (BCE).

O Conselho de Ministro aprovou hoje um novo pacote legislativo sobre habitação.

A realização de um Conselho de Ministros dedicado à habitação foi anunciada em Janeiro pelo primeiro-ministro, numa entrevista à RTP, tendo o Governo assumido a habitação acessível como um dos maiores desafios da atualidade.

 

Leia também:

Proprietários que vendam casas ao Estado ou autarquias isentos de mais-valias

Governo vai deixar de conceder vistos “gold”, anuncia António Costa

Governo vai simplificar licenciamentos municipais e penalizar atrasos na emissão de pareceres

António Costa: Bancos vão passar a ter de disponibilizar oferta a taxa fixa no crédito à habitação

Governo aprova linha de crédito para municípios fazerem obras em casas devolutas

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub