Freguesia de Odeceixe e ISMAT juntam-se para uma «análise do território»

4ª edição da iniciativa D Project junta alunos, professores, autarcas e população

A Freguesia de Odeceixe, em parceria com o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, irá acolher, de 6 a 10 de Março, a 4ª edição da iniciativa D Project, cujo mote e desafio será “Design de inovação para novos produtos, serviços e experiências do território de Odeceixe”.

Esta semana imersiva contará com a participação de estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação e do Mestrado em Design para a Economia Circular do ISMAT, apoiados por docentes que lecionam em ambos os ciclos de estudos.

O objetivo é fazer um estudo exploratório do território, a várias dimensões, com vista ao design de inovação para novos produtos, serviços e experiências do território de Odeceixe.

O projeto passa também pela participação ativa da comunidade local, na qual se incluem os agentes económicos e turísticos da região, assim como do poder local, pelo que toda a população está convidada a estar presente nos dois momentos nucleares desta iniciativa: no dia 6, às 17h30, na sala de exposições da Junta de Freguesia de Odeceixe, para a sessão de lançamento, ou no dia 10, às 15h00, no mesmo local, para a sessão final e de apresentação e discussão dos resultados.

«As sinergias criadas possibilitarão a materialização de um projeto concreto, através de um processo intensivo e colaborativo, contando com a participação ativa dos locais e agentes turísticos e económicos» locais, explica a Junta de Freguesia.

Do ponto de vista pedagógico, os promotores pretendem que «este desafio estimule a interação dos alunos em dimensões várias, aplicando conceitos aprendidos em ambiente de sala de aula num contexto real, a aplicação de conhecimentos multidisciplinares, o estímulo de competências complementares e o desenvolvimento de faculdades de índole criativa para a transformação, através dos processos de design».

A iniciativa será «uma mais-valia substancial para traçar estratégias para o território e que servirão de apoio ao executivo da Freguesia na sua tomada de decisões e na prossecução do bem e interesse públicos locais», acrescenta aquela autarquia.

A concretização deste projeto colaborativo é apresentada como «uma oportunidade única de cooperação entre os vários domínios do conhecimento, que constituem a natureza multi e interdisciplinar do design, a sociedade civil e o poder local, aliando, assim, a ciência, a arte e a comunidade, para a concreção de um objetivo comum».

 



Comentários

pub