Faro recebe Encontro Transfronteiriço dedicado às Indústrias Culturais e Criativas

No âmbito do projeto Magallanes_ICC e integrado na Mostra de Indústrias Culturais e Criativas Alentejo/Algarve/Andaluzia

Um Encontro Transfronteiriço dedicado às Indústrias Culturais e Criativas vai decorrer no dia 24 de Fevereiro, em Faro. A iniciativa, promovida pela Direção Regional de Cultura do Algarve, insere-se no âmbito do projeto Magallanes_ICC e está integrada na Mostra de Indústrias Culturais e Criativas Alentejo/Algarve/Andaluzia.

O propósito é dar a conhecer as atividades que aquela Direção Regional desenvolveu no decorrer daquele projeto, inspirado na viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Este Encontro Transfronteiriço, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, das 14h00 às 18h30, conta com a participação de vários oradores, que irão apresentar o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito da sua participação no projeto Magallanes_ICC, o qual se debruçou sobre o potencial da investigação histórica, particularmente associada ao património cultural, como base de estímulo para a criatividade e para o surgimento de ideias de negócio das Indústrias Culturais e Criativas.

A primeira intervenção no Encontro, sobre a “Rede Transfronteiriça para a Criação Conjunta de Novos Produtos Culturais”, está a cargo de Rui Loureiro (coordenador científico da componente de investigação histórica) e Susana Calado Martins (coordenadora científica da componente de ligação e produção de conteúdos para as indústrias culturais e criativas).

Do programa, constam também as comunicações de Maria da Graça Ventura, investigadora, de Luís Azevedo Rodrigues, diretor executivo do Centro Ciência Viva de Lagos, de Hugo Barros, coordenador do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, de João Bettencourt Bacelar, diretor adjunto e criativo da Revista A Magazine PT, e de Sol Martín Carretero, vice-presidente e tesoureira da AMMA – Asociación de Museólogos y Museógrafos de Andalucía.

O Encontro Transfronteiriço conta ainda com um momento musical, protagonizado por João Frade (acordeão) e Sara Afonso (voz).

A Mostra de Indústrias Culturais e Criativas Alentejo/Algarve/Andaluzia (MICCAAA), organizada pelo parceiro AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, realiza-se em Faro e Alcoutim, de 23 a 25 de Fevereiro, e conta com um diversificado programa de encontros, oficinas e propostas culturais.

O projeto Magallanes_ICC, inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, pretende ser um dinamizador da Economia Criativa, incentivando e dando ferramentas às ICC, que abrangem atividades relacionadas com a arte, música, literatura, moda, media, design, artesanato, entre outras.

O programa do Encontro está disponível clicando aqui ou aqui. A participação é gratuita, sujeita a inscrição aqui.

O projeto Magallanes_ICC é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

 



Comentários

pub