Em Monchique, «Vamos à vila»…mas não é para a Feira dos Enchidos

«A ideia é as pessoas visitarem o concelho pela sua essência e potencial local, conhecendo um território genuíno e diferenciador, Monchique»

A Feira dos Enchidos de Monchique, com este nome, formato e data habitual, acabou, para dar lugar, este ano, a uma nova iniciativa denominada “Vamos à vila – Mostra de sabores e saberes – Enchidos tradicionais e produtos locais”.

Segundo a Câmara Municipal de Monchique, esse «passará a ser o primeiro grande evento do calendário anual, seguindo-se as “Noites no Mirante” em Agosto, o “Festival de Caminhadas” e o “Monchique Natal”, em Dezembro, proporcionado variedade de oferta, mas sempre com a premissa de destacar o que distingue Monchique».

«Teremos, assim, os produtos locais, os saberes, as particularidades do concelho, o turismo de natureza, os percursos pedestres e a paisagem como base desta oferta», acrescenta a autarquia.

O “Vamos à vila” terá lugar nos dias 27 e 28 de Maio, numa iniciativa que «pressupõe, na sua essência, uma sinergia com diversos agentes da sociedade civil, locais e regionais, cidadãos, tecido económico, instituições e movimento associativo».

A Câmara de Monchique admite que «este evento irá incorporar parte da dinâmica da Feira dos Enchidos, que irá deixar de se realizar em Março».

«Na base desta decisão, estiveram os elevados custos com equipamento, nomeadamente aluguer de tendas, estrados e outros inerentes, bem como um conceito que cumpriu com a sua missão, mas que carece de rejuvenescimento e novas dinâmicas», explica ainda a autarquia.

O objetivo é «destacar a genuinidade associada aos produtos locais e deixá-la falar por si e realçar as vivências rurais».

Por isso, o “Vamos à vila” «tem o foco na identidade local, onde a voz e as tradições de uma comunidade são o fio criativo para este projeto, onde as particularidades do nosso concelho e do nosso território se elevam. Neste caso, as pequenas animações constantes acompanham os expositores, não se destacando nem sobrepondo».

«A ideia é as pessoas visitarem o concelho pela sua essência e potencial local, conhecendo um território genuíno e diferenciador, Monchique», acrescenta a Câmara.

O “Vamos à vila” irá agora «lançar o convite à participação de todos na partilha de saberes e sabores de Monchique».

Algumas ruas da vila vão ser fechadas não só para organizar a iniciativa, mas também para mudar o ritmo e levar o visitante a explorar as principais zonas, cantos e recantos, para que o espaço público seja o palco da festa e celebração das tradições. «O património identitário de Monchique vai estar, assim, em destaque», garante a autarquia.

A aposta do atual executivo municipal, presidido pelo socialista Paulo Alves, passa também «por destacar datas celebrativas e marcantes, mas também dinamizar outras iniciativas para que a programação cultural seja contínua e que aconteça também fora dos grandes eventos».

Exemplo disso é a programação cultural da Galeria de Santo António, com exposições agendadas até ao final do ano, que «traduz o empenho em dinamizar um espaço cultural de excelência e que se encontrava subaproveitado».

«A aposta na comunidade educativa, para proporcionar às crianças e jovens que não tenham acesso à cultura, é também outra prioridade», acrescenta a Câmara de Monchique.

 



Comentários

pub