DGS distribuiu 4,7 milhões de preservativos em 2022

O que representa um aumento de 20% em relação a 2021

Em 2022 foram distribuídos em Portugal cerca de 4,7 milhões de preservativos masculinos (externos) e femininos (internos) e 1,6 milhões de embalagens de gel lubrificante, o que representa um aumento de 20% e de 280%, respetivamente, face a 2021, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS), esta segunda-feira, 13 de Fevereiro. 

O programa de distribuição gratuita de materiais preventivos e informativos foi desenvolvido pela DGS com o apoio de organizações não-governamentais, estabelecimentos de ensino, centros de saúde, hospitais e estabelecimentos prisionais.

«Esta distribuição representa um esforço no sentido de recuperar a resposta em matéria de prevenção, que teve uma redução nos meios distribuídos nos anos marcados pela pandemia por COVID-19, com consequências na resposta dos serviços e estruturas que asseguram a distribuição de materiais preventivos pelas diferentes populações», refere esta entidade de saúde em comunicado.

Para assinalar o Dia Internacional do Preservativo (13 de fevereiro), a Direção-Geral da Saúde, através dos Programas Nacionais de Saúde nas áreas da infeção por VIH e SIDA, e das Hepatites Virais, lança ainda uma campanha de incentivo ao uso consistente do preservativo,
através da divulgação em redes sociais e sites.

A comemoração do Dia Internacional do Preservativo é realizada, de acordo com a DGS, em articulação com as 10 cidades signatárias da Declaração de Paris que se comprometeram a acelerar, até 2030, a sua resposta local à infeção por VIH e por vírus da hepatite, com vista a eliminar estas infeções enquanto problemas de saúde pública.

A DGS recorda ainda que a utilização do preservativo «é uma das formas mais eficazes de proteção contra infeções sexualmente transmissíveis (IST). Além disso, o preservativo também pode ser utilizado para evitar a gravidez».

Durante o ano de 2021, e de acordo com as notificações ocorridas até 30 de Setembro de 2022, foram diagnosticados 933 novos casos de infeção por VIH em Portugal. Em 92% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual.

A DGS destaca a importância da promoção da educação sexual e da facilitação do acesso a preservativos, que apresentam uma elevada eficácia na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e de gravidezes não planeadas.

 



Comentários

pub