Conferência fala sobre “A Sociedade Louletana no período cristão medieval – séculos XIII-XIV”

Antigo professor, Luís Palma é também presidente da Direção da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve

A conferência “A Sociedade Louletana no período cristão medieval – séculos XIII-XIV”, dada por Luís Palma, realiza-se no próximo sábado, 11 de Fevereiro, às 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães. 

A partir dos principais documentos conhecidos de Loulé – a Carta de Foral de 1266, as Atas de Vereação de Loulé – Séculos XIV-XV, e os Livros de Receita e Despesa de Loulé 1375-1518, o conferencista procurará traçar uma panorâmica geral dos vários grupos sociais existentes no concelho nos séculos XIII e XIV (clero, nobreza e povo), identificando os nomes que são referenciados nesses documentos, entre 1266 e 1408, contextualizando historicamente os mais significativos e abordando as suas funções na coletividade municipal.

Segundo a Câmara de Loulé, «será igualmente abordada a situação dos chamados grupos marginalizadas – Mouros e Judeus, com importantes comunas em Loulé».

Luís Palma é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professor do Ensino Secundário durante 44 anos, 40 dos quais na Escola Secundária de Loulé. Está aposentado da função pública desde 2020.

É colaborador da Universidade Sénior de Loulé, onde leciona História Local e Regional. Publicou, em 2020, “Ameixial-Loulé – monografia breve sobre uma freguesia na Serra do Caldeirão”, patrocinada pela Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia do Ameixial. É um interessado em temas de História Medieval, nomeadamente relativos ao Algarve, contribuindo para tal os seus conhecimentos de Paleografia e de Latim.

Neste contexto, tem em fase de conclusão uma obra sobre “Os Forais Antigos do Algarve”, que prevê publicar durante este ano.

É sócio fundador e atual presidente da Direção da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.

 



Comentários

pub