Comissão revela abusos sexuais de 2 membros do clero a 3 crianças no Algarve

Sul Informação teve acesso ao relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica

Três vítimas, duas das quais sofreram o primeiro abuso no Algarve, e duas pessoas abusadoras, ambas membros do clero. Estes são alguns dos dados relativos ao Algarve que constam do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, ao qual o Sul Informação teve acesso.

A comissão validou 512 testemunhos de vítimas, em todo o país, das quais oito vivem atualmente no distrito de Faro:  quatro em Faro, três em Albufeira e uma em Loulé.

A análise por diocese que consta do relatório aponta para três vítimas e duas pessoas abusadoras no Algarve. Neste caso, ambos os agressores são membros do clero.

O relatório também dá conta da distribuição geográfica da ocorrência do primeiro abuso. Aqui, são apontados dois casos no Algarve, um em Faro e o outro em Lagoa.

Estes números são apenas uma estimativa. A nível nacional, os 512 testemunhos validados são relativos a um mínimo de 4.815 vítimas, segundo revelou o pedopsiquiatra Pedro Strecht, o coordenador da comissão, numa conferência de imprensa que teve ontem lugar em Lisboa.

O mesmo responsável anunciou que, desses 512 testemunhos validados, 25 casos foram enviados pela Comissão para o Ministério Público.

A comissão, que começou a recolher testemunhos em 11 de Janeiro de 2022, apresentou o relatório de um ano de trabalho e que incidiu sobre o período desde 1950.

Além de Pedro Strecht, a comissão independente é constituída pelo psiquiatra Daniel Sampaio, pelo antigo ministro da Justiça e juiz conselheiro jubilado Álvaro Laborinho Lúcio, pela socióloga e investigadora Ana Nunes de Almeida, pela assistente social e terapeuta familiar Filipa Tavares e pela cineasta Catarina Vasconcelos.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub